Saúde

Falta sangue no Hemoes; o estoque de O+ é o mais comprometido no ES

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus, os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Sesa-ES

Para que o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) opere com segurança em um período de quatro dias, são necessárias, por exemplo, 200 bolsas de sangue O+. Atualmete, 22% desse estoque está completo. O Hemoes conta com apenas 44 bolsas deste tipo sanguíneo. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), esse cenário é consequência das baixas doações registradas ao longo da pandemia do novo Coronavírus. No entanto, a Sesa reforça que doação de sangue não deve parar durante este período.

Veja como está o estoque de sangue do Hemoes 

O Hemoes reforça que todas as unidades de coleta de sangue do Estado estão preparadas para receber os doadores com segurança. Além disso, convida a população a adotar a prática de doação de sangue, de forma frequente. 

Estoque ideal:

200 bolsas de O+

12 bolsas de A-

 4 bolsas B-

 20 bolsas de B+

20 bolsas O-

Estoque atual:

44 bolsas O+

11 bolsas A-

7 bolsas B-

42 bolsas B+

9 bolsas O-

Queda de doadores frequentes durante a pandemia

A diretora geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, reforçou a importância do abastecimento das unidades. 

“Desde o início da pandemia observamos uma queda significativa no número de doações. Para dar conta da demanda diária, precisamos de 100 a 120 doadores por dia e estamos com 60 a 70. A situação atual compromete o abastecimento. Nesse momento, todos os tipos sanguíneos são extremamente necessários e muito bem-vindos. Precisamos da solidariedade de cada um para com o próximo, pois somente através do ato de doação de sangue que conseguimos salvar vidas”, frisou.

Veja como doar sangue no Espírito Santo

O Hemoes de Vitória funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 7h às 18h20 para cadastro de doadores, e até as 19 horas para informações, orientações e coleta de sangue.

Quem pode doar

Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

Os interessados em doar sangue devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham almoçado, devem aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Doações de sangue na pandemia

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus, os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. 

A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus. As pessoas que tiveram diagnóstico positivo da Covid-19 podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas. 

Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

Onde doar

Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe

Telefone: (27) 3636-7920

Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro

Telefone: (27) 3264-6000

Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro

Telefone: (27) 3717-2800

Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington

Telefone: (27) 3767-7954

Pontos moeda