Saúde

Agosto azul para os homens: prevenções e cuidados da saúde masculina

A maioria dos homens só procuram ajuda médica quando as doenças estão em estágio avançado

Certamente você já ouviu falar do novembro azul, o mês da campanha contra o câncer de próstata. Mas agosto azul é o protagonista do momento. Além de fazer um alerta para as doenças como o câncer, o mês tem intuito de chamar atenção dos homens para a falta de cuidados que possuem com a pró´pria saúde.

Você sabia que 60% dos homens só procuram o consultório médico quando uma doença já está em estágio avançado? Ou seja, muito tempo depois que os primeiros sintomas se manifestaram. E não é s´ó isso, muitos utilizam a internet para se automedicar. Raul Almeida, analista de negócios é um deles. "Faço automedicação total", admitiu.

A falta de cuidados com a própria saúde e o estilo de vida dos homens os torna mais vulneráveis às diversas doenças graves e crônicas, em especial obesidade, doenças cardiovasculares, problemas gástricos, câncer de próstata e doenças relacionadas ao tabagismo (como câncer de pulmão, bronquite e enfisema).

A campanha “Agosto Azul” visa orientar a população masculina sobre a importância de manter um estilo de vida saudável e com foco na prevenção de doenças, não apenas em agosto, mas durante todo o ano.

O sedentarismo é um dos principais vilões da saúde, aumentando consideravelmente o risco de doenças que afetam a saúde. “A prática de atividades físicas ou esportes melhora o condicionamento físico, a capacidade cardiorrespiratória e a força muscular, fortalecer as articulações e músculos e auxilia no controle do peso. 

Pequenas mudanças no estilo de vida, como trocar o elevador pelas escadas e fazer pequenas caminhadas todos os dias, também podem ter um impacto positivo na qualidade de vida e no bem-estar”, disse o educador físico, Jhonny Costa. 

O nutrologista, Wesley Schunk explica que o excesso de alimento processado e refeições pobres em nutrientes e ricas em sódio e açúcar pode trazer consequências graves para o organismo. "Exemplos claros são o aumento do risco de diabetes e hipertensão. O indicado é manter uma alimentação saudável, baseada em frutas, vegetais, hortaliças, laticínios, carnes magras e cereais integrais, beber pelo menos 2 litros de água por dia e evitar alimentos sem valor nutricional é essencial para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças”, completou.

Uma dupla perigosa para a população masculina: o cigarro e o abuso de bebidas alcoólicas são fatores de risco associados a diversos problemas de saúde que afetam, em sua maioria, os homens. "O que a hábito de fumar, por exemplo, está relacionado a mais de 50 doenças, entre elas impotência sexual, úlceras, infecções respiratórias, AVCs e enfisemas e câncer de pulmão”, explicou o  cirurgião toráxico, Luzielio Alves Filho.