Saúde

Nutricionistas desempenham papel importante no ambiente hospitalar

31 de agosto é considerado o Dia do Profissional de Nutrição

Assistência dietética no âmbito hospitalar. 

No dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Profissional de Nutrição, a ciência que interpreta a interação de nutrientes e outras substâncias nos alimentos em relação à manutenção, crescimento, reprodução, saúde e doença de um organismo. Estudando as propriedades dos alimentos com o objetivo de trazer soluções na promoção da saúde a partir da alimentação.

Especificamente, no ambiente hospitalar, compete ao nutricionista fornecer assistência dietética e promover educação nutricional aos pacientes internados. Pacientes hospitalizados necessitam de atenção especial em relação ao seu estado nutricional. 

É preciso haver equilíbrio entre a ingestão e a necessidade de nutrientes, levar em conta que o ele está em momento delicado e pouco ativo, embora o organismo esteja em processo de recuperação e, portanto, metabolicamente ativo. Nem todos os pacientes de um hospital apresentam inicialmente algum grau de desnutrição, mas durante a internação, esse quadro pode se instalar. É aí que entra a atuação do nutricionista.

Cabe a este profissional fazer uma triagem que pode identificar os pacientes com perda de peso, redução do apetite ou que necessitem de cuidados específicos com a alimentação. Ele cuida de todo o processo de produção de alimentos e solicitação de dietas, monitora o estado nutricional e garante o cuidado personalizado, sempre atuando com uma equipe multidisciplinar formada por médico, farmacêutico, enfermeiro, assistente social, e outros.

O nutricionista hospitalar tem um grande desafio que é incentivar o paciente a se alimentar adequadamente, fazendo com que ele entenda a importância da boa alimentação dentro do hospital e depois da alta, para que o tratamento se estenda para sua casa e reduza as chances de reinternação.

Mas o nutricionista hospitalar não é encontrado apelas na área clinica ou de dietoterapia não. O profissional pode ser solicitado para diversas outras áreas como enfermarias, UTIs, hemodiálise, banco de leite entre outros.

Pontos moeda