• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Coceira na pele é sinal de alerta! Saiba quando o sintoma é grave

Saúde

Coceira na pele é sinal de alerta! Saiba quando o sintoma é grave

Dermatite atópica tem aumentado nas últimas décadas e atualmente afeta de até 15% da população mundial de acordo com pesquisa; Problema de saúde é considerado crônico.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Coceira é um sinal característico da dermatite atópica. 

Sua pele coça com frequência? Ou coça em determinadas situações, alguns exemplos são: após ficar exposto ao sol, durante atividades físicas, em dias muito quentes ou até mesmo em dias frios? Se essa realidade te pertence, saiba que você não está sozinho. A coceira é um sinal característico da dermatite atópica, que pode ser causada por inúmeros fatores. Existem pessoas que são alérgicas, até mesmo, ao próprio suor!

O importante é que as pessoas não negligenciem as "coceirinhas bobas", pele vermelha e inflamações que surjam der repente, porque são sinais de alerta que pode indicar que há algo acontecendo com o organismo. A dermatologista Lívia Lourega disse que as causas da dermatite atópica geralmente surgem nos primeiros anos de vida e podem se prolongar até a fase adulta. “Geralmente, as lesões se localizam nas dobras do joelho e cotovelo das crianças e dos adolescentes". 

É recomendável, portanto, fazer o possível para manter a temperatura amena no tempo que estiver em casa. A má notícia é que neste inverno, o quadro pode piorar, porque a pele tende a ficar ressecada e os banhos são mais demorados e com água muito quente. Por isso, a dermatologista aconselha redobrar os cuidados e a hidratação nesse período.

A dermatologista ressaltou que a dermatite atópica pode estar associada a outras atopias, como bronquite, asma e rinite e que a causa exata da doença é desconhecida. A doença não é contagiosa e muitas vezes é herdada dos pais. “Uma criança que tem um dos pais com uma condição atópica como, por exemplo, asma, rinite, alergia ou até mesmo dermatite atópica, tem aproximadamente 25% de chance de também apresentar alguma forma de doença atópica. Uma criança com os dois pais com doença atópica, tem mais de 50% de chance de também apresentar doença atópica”, esclarece.

Estudos recentes mostram que a incidência da doença tem aumentado nas últimas décadas e atualmente afeta de 10 a 15% da população em geral, em alguma época da vida. A dermatite atópica tem início precoce, 60% dos pacientes desenvolvem a doença nos primeiros anos de vida e 90% antes dos 5 anos. Só 25% dos casos persistem na idade adulta.

A dermatologista recomenda tomar cuidado na hora do banho, que deve ser rápido e com água morna. “A pele seca é uma característica muito presente e representa um dos fatores que mais contribuem para a piora da dermatite atópica. Por isso, é essencial evitar uso excessivo de sabonetes e buchas e aplicar um hidratante neutro e específico para a doença. É importante também fazer o controle de outras alergias”, alerta.