Saúde

Jovens se unem para doar sangue e iniciativa chama atenção em Cachoeiro

A iniciativa do grupo chamou a atenção dos funcionários do banco de sangue do hospital, já que o número de jovens que doam sangue é baixo

Foto: Divulgação

Uma iniciativa de um grupo de jovens de Cachoeiro chamou a atenção dos funcionários do banco de sangue da Santa Casa. Eles procuraram a unidade para fazer doação, algo incomum já que o número de pessoas nessa faixa etária que procuram o banco de sangue do hospital para doar é muito pequeno.

A ideia foi de Fernando Zucoloto, de 18 anos. Ele garante que sempre teve a vontade, e que com a companhia dos amigos se sentiu mais motivado a realizar esse desejo. Além dele, outras duas amigas doaram, Amanda Miliorini e Karollyn Fabiano, também de 18 anos. Os outros cinco jovens não estavam aptos a doar, mas retornarão na próxima semana para realizar a doação.

Segundo o enfermeiro Guilherme Polastrelli, no último mês o banco de sangue teve 473 doadores, apenas seis deles tem idade abaixo de 18 anos e 120 tem entre 18 e 29 anos. Ele acredita que o incentivo aos jovens sobre a doação de sangue desde cedo é de grande importância.

“A maioria tem boa saúde e pode passar a ser um doador frequente por vários anos, já pode começar a doar desde os 16 anos acompanhados pelo seu responsável legal”, afirma.

Entre as questões que inibem os jovens é que muitos desconhecem como é feita a coleta do sangue. Guilherme acredita que a informação é essencial para incentivá-los. “O ambiente da doação deve ser acolhedor e deve mostrar aos jovens como esse ato é valioso. Dessa forma, os próprios jovens dividem essa experiência com os demais amigos, criando uma onda de incentivo, e associando à doação de sangue seu real significado: um ato humano e solidário”, completa.

Estoque

O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro atende a urgências e emergências de toda região sul, além de fornecer sangue para o hospital infantil Francisco de Assis e para a Santa Casa de Castelo.

Para manter os estoques abastecidos é necessário o número de 30 doações/dia e, infelizmente, a falta de sangue é constante. A transfusão de sangue é indispensável para pessoas que se submetem a procedimentos e intervenções médicas; para pacientes com doenças crônicas graves, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Como doar?

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Os doadores devem estar com um documento oficial com foto, e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, e aos sábados de 7h às 11h. Para doações em grupos acima de cinco pessoas, é preciso fazer agendamento. o número de pessoas nessa faixa etária que procuram o banco de sangue do hospital para doar é muito pequeno.

Pontos moeda