Saúde

Ministério da Saúde recomenda que população se imunize contra o sarampo

Surto da doença tem acontecido em estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Pará

Foto: Divulgação

O sarampo é uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos, como o Brasil, é contagiosa, e tem como principais sintomas manchas no corpo e febre. Por aqui, mais de 600 pessoas já foram atingidas desde janeiro deste ano e outros 1.700 casos da doença seguem em investigação.

A recomendação do Ministério da Saúde é que os moradores compareçam à unidade de saúde mais próxima para avaliação do cartão de vacina. Em Domingos Martins, as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h30.

A referência técnica municipal de Imunização, Iderlene Gütler, lembra que Domingos Martins é um município que recebe muitos visitantes e, pelo fato de o sarampo ser uma doença contagiosa, é necessário que a população esteja imunizada. “Vamos verificar os cartões, aqueles que já tomaram a dose não precisam tomar novamente, e aqueles que ainda não foram vacinados receberão a dose”, explica.

Além dos moradores que não estão em dia com as vacinas, é necessário imunizar também as crianças de 6 meses a 1 ano que forem viajar para áreas de surto, como São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

Salas de imunização das Unidades de Saúde

Funcionamento: de segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 11h e das 13h às 15h30
Mais informações: (27) 3268-3254

Pontos moeda