Saúde

Projeto entrega sutiãs com prótese a mulheres acometidas por câncer

Iniciativa é da Casa da Amizade de Vitória e sutiãs são distribuídos em Domingos Martins por empresária

Foto: Divulgação

O câncer de mama é uma das doenças que mais atingem mulheres acima dos 35 anos, podendo se manifestar no organismo feminino de diferentes formas. Esta doença também pode acometer homens, que representam apenas 1% dos casos. O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em clínicas de oncologia.

Em alguns casos, as mulheres com a doença precisam retirar a mama durante o tratamento. Pensando nelas, a Casa da Amizade de Vitória do Rotary Club do Brasil criou um sutiã com prótese.

Por vários motivos, entre eles o financeiro, a prótese definitiva de mama é difícil de obter, além da grande espera para realizar a cirurgia para retirar a mesma. Assim, o sutiã com prótese foi projetado de forma que pode se adequar às mamas direita e esquerda sem dificuldades e é gratuito.

Foto: Sandra Cola
Sutiã com prótese é produzida pela Casa da Amizade de Vitória a partir de doações

Os sutiãs são produzidos pela Casa da Amizade, que fica em Vitória, a partir de doações. Em Domingos Martins, os itens começaram a ser entregues recentemente pela empresária Fátima Calmon, que possui uma loja em Campinho e faz parte do Rotary Club de Domingos Martins.

“A ideia de entregar os sutiãs surgiu em uma reunião do Rotary Club. A Regina Del Puppo Luz, presidente da Casa da Amizade, é minha amiga próxima e perguntou se eu não poderia ser voluntária nesse trabalho”, comenta.

Esta é uma forma de ajudar as mulheres na luta contra esta doença a conquistar sua autoestima e a mantê-la. “Com esse trabalho voluntário, nós queremos apenas ajudar essas mulheres a, de alguma forma, ficarem bem e continuarem lutando contra a doença”, explica.

Mesmo recente, Fátima conta que já entregou cerca de 15 sutiãs com próteses a mulheres de Domingos Martins. “Quando soube do trabalho, conversei com a Prefeitura e a nossa divulgação está sendo boca a boca até agora. Já anunciei o projeto em igrejas e, assim, pretendo chegar a quem vive no interior da cidade, para que as mulheres de lá conheçam o sutiã e, se precisarem, adquiram um também”, declara.

Foto: Sandra Cola

Com a realização do projeto em Domingos Martins, a empresária tem a oportunidade de conhecer realidades e histórias diferentes de mulheres guerreiras, que lutam diariamente contra o câncer de mama.

“Eu fico emocionada porque encaro esse trabalho voluntário e esse projeto como um sinal de Deus. É muito gratificante ver mulheres vindo aqui e saber que, ao entregar um sutiã desses, eu contribuí para a autoestima e a confiança delas”, afirma.

Em conjunto com a Casa da Amizade, os sutiãs com prótese são entregues pela Fátima na loja da empresária, a Fabricca Fashion, que se localiza na Avenida Presidente Vargas, em Campinho. Para saber mais informações sobre o projeto, basta ligar para a Casa da Amizade de Vitória no telefone 3345-5499.

Sandra Cola
Sandra Cola
Sandra Cola


Pontos moeda