Saúde

Saúde autoriza reposição de 20 mil doses da tríplice viral para crianças de 6 a 11 meses no ES

Vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola deve chegar no estado até o fim de agosto.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
Por conta do cenário de risco epidemiológico, a orientação é que crianças de seis meses a menores de um ano de idade devem ser vacinadas contra a doença. 

O Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES), autorizou a reposição de 20 mil doses da vacina referente à ampliação da vacinação na Grande Vitória para crianças de 6 a 11 meses de vida. As vacinas devem chegar no estado até o fim deste mês de agosto. 

O sarampo é contagioso. Na fase pré-vacinal era a segunda doença infecciosa que mais provocava óbitos em crianças no país. No ano de 2000, a transmissão autóctone do vírus do sarampo foi interrompida e a doença era considerada erradicada no Brasil. 

Contudo, o sarampo voltou a ser uma ameaça, principalmente, na região sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro têm apresentado surtos da doença e o Espírito Santo registrou até o momento, 4 casos de sarampo. Sendo um deles, importado.

Contagio 

Os principais sintomas do sarampo são manchas vermelhas no corpo, dor e febre alta. A doença é transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de 1 ano de idade e desnutridas, podendo levar à óbito.

Por conta do cenário de risco epidemiológico, a orientação é que crianças de seis meses a menores de um ano de idade devem ser vacinadas contra a doença. 

Clique aqui para acessar o Calendário Nacional de Vacinação. 

 




Pontos moeda