Saúde

Enfermeiras e fisioterapeuta revelam desafio de ficar na linha de frente contra a covid-19

Profissionais estão afastadas de familiares e amigos há meses. Apoio à distância tem sido motivo para continuarem no combate à pandemia

Foto: Divulgação

Duas enfermeiras e uma fisioterapeuta da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro deram um depoimento sobre como é atuar na linha de frente contra a covid-19. A iniciativa faz parte de uma série de histórias que serão contas por funcionários e que ficaram disponíveis nas redes sociais do hospital.

A primeira é iniciada pelas enfermeiras Beatriz Rivieri Colodette e Érica Lemos, além da fisioterapeuta Vivian de Paula. Embora com funções diferentes, as três vivem juntas a rotina diária de salvar vidas. Para isso, muitas vezes precisam ficar sem ver a família e os amigos. A Beatriz, por exemplo, conta que há quatro meses não encontra a avó. "Está muito difícil", disse ela emocionada.

Já a Vívian de Paula precisou se afastar também dos filhos. "O medo de transmitir alguma coisa para eles é muito grande", contou.

A Érica Lemos afirmou que a pandemia mudou sua rotina, mas disse que apesar da distância, sabe que pode contar com a família. "Estamos passando por momentos muito difíceis. Mas saber que temos esse apoio é muito importante para nós".

Homenagens 

Para amenizar a saudade, o Grupo de Humanização da Santa Casa fez uma ação para homenagear esses profissionais. Eles receberam mensagens da família e foi difícil segurar a emoção.

"Fiquei muito grata de ter recebido essa homenagem em nome da equipe de fisioterapia. Eu quero que todos os fisioterapeutas se sintam agraciados com essa mensagem", disse Vívian.

"Foi muito poder ver a família, mesmo que por vídeo. Isso traz um pouco de esperança por dias melhores", contou Beatriz.

"Quero agradecer de forma geral a equipe da Santa Casa que tem contribuído para que tudo isso aconteça", revelou Érica.

Pontos moeda