Saúde

ES tem mais de 42 mil casos de dengue registrados de dezembro a agosto; notificações estão em queda

Mesmo com o número em queda, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da doença, devem continuar durante todo o ano

Foto: Divulgação

Os casos de dengue estão em queda no Espírito Santo. É o que aponta os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (06). Entre os dias 29 de dezembro de 2019 e 1° de agosto de 2020, foram registrados 42.042 casos da doença no Estado. Já no mesmo período do ano anterior, foram notificados 69.259 casos.

Segundo a classificação que considera os dados de incidência nas últimas quatro semanas, Linhares é o município que registrou o maior percentual de casos. Na Grande Vitória, a capital registrou a maior incidência. 

Durante o mesmo período, 1.403 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus e  14.857 casos de chikungunya foram notificados em todo o Espírito Santo. 

Mesmo com o número em queda, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da doença, devem continuar durante todo o ano.

É importante que toda a população esteja empenhada nos cuidados básicos como: como varrer os quintais periodicamente; verificar se as caixas d’água estão limpas e lacradas; escovar bem as bordas dos recipientes de água e alimento dos animais; manter calhas sempre limpas; colocar areia nos pratinhos de planta e manter garrafas vazias de cabeça para baixo.


Pontos moeda