Saúde

Oncologista alerta que paciente não deve abandonar tratamento

A interrupção no tratamento oncológico pode contribuir para a perda do tempo ideal das sessões e o câncer pode voltar ou progredir


Foto: Divulgação

A pandemia do coronavírus tem sido desafiadora para os pacientes oncológicos, principalmente, para aqueles com tratamento em andamento. Segundo dados da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), a procura por tratamento oncológico nas clínicas apresentou queda de 70% do início da pandemia até o momento. Entre os especialistas, existe o consenso que, apesar de o isolamento físico reduzir a disseminação do vírus da covid-19, pacientes considerados do grupo de risco não podem deixar as consultas de lado.

A oncologista da Medquimheo, Carolina Conopca, alerta sobre a importância de manter a continuidade dos tratamentos. “É de extrema importância que as pessoas diagnosticadas com câncer entendam que a doença não vai esperar a pandemia passar. A interrupção no tratamento pode contribuir para a perda do tempo ideal das sessões e o câncer pode voltar ou progredir".

Além disso, a médica ressalta que o tratamento oncológico não pode estar em segundo plano. "Com todos as medidas de prevenção ao novo coronavírus sendo respeitadas, é possível manter a radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia com total segurança para o paciente”, ressalta a especialista. 

Pontos moeda