Saúde

Seis em cada dez capixabas já receberam pelo menos uma dose de vacina contra covid-19

Ao todo, são mais de 2 milhões e 400 mil pessoas parcialmente imunizadas no Espírito Santo

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo/ Tânia Rego/ Agência Brasil

Mais de 60% dos capixabas receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. Ao todo, são mais de 2 milhões e 400 mil pessoas parcialmente imunizadas. Ainda segundo o Painel de Vacinação da Secretaria de Estado de Saúde, mais de 1 milhão de segundas doses e 113.950 doses únicas foram aplicadas. 

Somente no sábado (21), durante o Dia D de mobilização contra a Covid-19, foram aplicadas 149.242 doses da vacina em todo o Espírito Santo. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), 121.514 primeiras doses, 27.622 doses de reforço (D2) e 106 aplicações de vacinas de dose única. 

Os dados foram divulgados com base nas informações cadastradas no sistema estadual da Plataforma Vacina e Confia e na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde.

Leia também: ES pode alcançar imunidade coletiva em novembro com avanço da vacina

Governador comemora os resultados da vacinação no ES

O ótimo desempenho na vacinação dos capixabas foi comemorado pelo governador Renato Casagrande, que esteve em alguns pontos de vacinação durante o Dia D. 

“Das 213 mil doses enviadas para o mutirão 149.242 doses de vacina foram aplicadas nas últimas 36h. Agradeço a cada profissional que atuou neste Dia D. Juntos, estamos salvando vidas. Você que ainda não se vacinou, faça seu agendamento. Só assim venceremos a pandemia”, comentou o governador na postagem em rede social.

Para o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o dia 21 de agosto de 2021 ficará marcado na memória dos capixabas. “Nunca antes alcançamos esse desempenho em 24 horas na vacinação de adultos. Um dia para ser guardado na memória do enfrentamento capixaba de combate à Covid-19", disse 

Ainda segundo o secretário, os resultados da imunização mostram que o Estado teria capacidade de ter vacinado todos os capixabas em um tempo muito menor. 

"Imagine o que não poderíamos ter salvo de vidas, da economia, nas relações sociais, se tivéssemos tido muitas vacinas no primeiro trimestre deste ano? Poderíamos ter vacinado todo o Estado em poucas semanas”, declarou.

O Dia D de mobilização marcou o início da vacinação dos jovens acima dos 18 anos de forma homogênea de norte a sul do Estado, com o envio de mais de 200 mil doses aos 78 municípios.

Veja mais: Viana tem 96% da população vacinada e queda de casos

Pontos moeda