Saúde

Adolescentes serão vacinados contra covid-19 em setembro no ES

Ainda segundo o secretário estadual de saúde, um Dia D de vacinação está sendo organizado para vacinar maiores de 18 anos

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Fernanda Nevez/Secom-PMS

Adolescentes acima dos 12 anos serão imunizados contra covid-19 no mês de setembro. O avanço na imunização foi anunciado pelo secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, durante uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (16)

"Ainda nesta semana será publicada nota técnica autorizando a vacinação de adolescentes, que deverão ter a vacinação iniciada nos próximos dias. Estamos avançando junto ao Governo Federal na vacinação e nos critérios que serão adotados e devemos ter novidades a respeito das posições do avanço da vacinação", diz Nésio.

Segundo Nésio, entre os maiores de 12 anos, o primeiro grupo contemplado será o de adolescentes em conflito com a lei.

"Nesta semana será publicada nota técnica autorizando a vacinação de adolescentes, dos menores infratores, que deverão ter a vacinação iniciada nos próximos dias", concluiu.

Dia D de vacinação no Espírito Santo

O anúncio foi feito pouco tempo depois de o Governador, Renato Casagrande, se manifestar sobre a realização de um dia D para vacinação do público com mais de 18 anos em todo o Estado. 

Nésio explicou que a ampliação do público será possível diante da confirmação da disponibilidade de vacinas para a segunda quinzena de agosto.  

"Devemos ter no próximo sábado, dia 21 de agosto, um grande dia de mobilização para em todos os municípios bater recorde de vacinação. A Sesa irá constituir uma brigada de trabalhadores que vão se incorporar junto aos municípios e ter pontos de vacinação próprios", disse.  

Adolescentes com comorbidades deverão ser os primeiros da fila, diz secretário

Ainda durante a entrevista coletiva, Nésio Fernandes afirmou que a imunização dos capixabas com idades entre 12 e 17 anos deve acontecer em setembro. Disse ainda que o Ministério da Saúde já sinalizou uma ordem para dar início à imunização. 

"Sobre a vacinação de adolescente com 12 a 17 anos, devemos iniciar com os que tem comorbidade. O próprio Ministério da Saúde tem avançado no sentido de vacinar essa população. Já existe a garantia que ele será totalmente atendido no mês de setembro", explicou.

Vacinação em menores de 12 anos ainda não foi aprovada

Já para as crianças, ainda não há previsão de início para imunização. "Ainda não temos no Brasil imunizantes aptos para serem vacinados em quem tem menos de 12 anos". disse o secretário. 

Nésio explicou também que há uma solicitação do Butantan para aplicação da Coronavac em crianças de 3 a 12 anos. No entanto, esta solicitação ainda está pendente de autorização. 


Pontos moeda