Saúde

Amostras com resultado positivo para variante Delta no ES foram coletadas no aeroporto

O secretário estadual de saúde afirmou que essas pessoas estão sendo buscadas para que sejam analisados os locais por onde elas passaram e as pessoas com quem tiveram contato

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: pexels

As sete amostras com resultado positivo para variante Delta do novo coronavírus foram coletadas no Aeroporto de Vitória. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, durante uma entrevista exclusiva para o jornal online Folha Vitória.

A variante Delta está em circulação comunitária desde o mês de julho no Estado, com cinco casos confirmados em Vitória, um no município da Serra e um em Guarapari.

"As sete amostras foram coletadas todas no aeroporto. Um desses pacientes já regressou para o exterior, e os outros estão sendo buscados para fazer uma avaliação de onde eles circularam. Estamos buscando essas pessoas. mas é importante orientar as demais que a pandemia ainda não acabou. 

Ainda de acordo com o secretário, das mais de 200 amostras enviadas pelo Estado à Fiocruz, 100 já foram devolvidas. "Nós tínhamos 228 amostras na Fiocruz, foram liberados os resultados de quase 100 dessas amostras, já temos mais 96 amostras para enviar para a Fiocruz". 

Veja mais: ES não vai antecipar 2ª dose da vacina para conter variante Delta

Variante Delta não é a única que preocupa no ES, diz secretário

Apesar da preocupação recente com a confirmação da circulação comunitária da variante Delta no Espírito Santo, o secretário estadual de saúde afirmou que não é esta nova variante que pauta as ações de enfrentamento à pandemia no Estado.

"Além da variante Delta tivemos no estado o registro de um óbito de uma jovem de 25 anos, sem comorbidades, e foi um óbito pela variante gama. Então temos outras variantes circulando no Estado, que são perigosas. Não é a variante Delta a determinante de todas as nossas ações nesse momento", afirmou.

Leia também: Entenda por que máscara e distanciamento são fundamentais mesmo em vacinados contra covid










Pontos moeda