Saúde

Conheça as cirurgias que vão te ajudar a dar adeus aos óculos e lentes de contato

A cirurgia refrativa via de regra é indicada para pessoas que tenham a necessidade de usar óculos ou lente de contato e que gostariam de diminuir ou até eliminar a necessidade

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Colocar e retirar lentes de contato diariamente, ou ficar sem enxergar sempre que esquecer os óculos em casa? As duas situações são estressantes, e por este motivo, muitas pessoas procuram outras opções para eliminar os problemas nas vistas. As intervenções médicas, são consideradas de baixo risco e capazes de corrigir a grande maioria dos erros de refração do olho humano.

O oftalmologista, César Ronaldo Filho, do Hospital de Olhos de Vitória, explicou que a cirurgia refrativa é "qualquer cirurgia realizada nos olhos que mude a refração do olho ou seja uma cirurgia que tem a capacidade de mudar o foco dentro do olho".

A cirurgia refrativa via de regra é indicada para pessoas que tenham a necessidade de usar óculos ou lente de contato e que gostariam de diminuir ou até eliminar a necessidade. 

O especialista contou todos os detalhes sobre as cirugias, que trazem resultados que aumentam a qualidade de vida dos pacientes, eliminando a dependência dos óculos e lentes de contato. Confira:

Quais os tipos de procedimentos que existem para corrigir a visão, reduzindo o uso de lente corretiva?

Cirurgia refrativa corneana: o médico com o uso de um laser, irá mudar o formato e a espessura da córnea para desse modo diminuir o grau do paciente.

Cirurgias refrativas no cristalino: essa é a lente interna do olho, responsável pelo ajuste fino do foco, neste caso vamos trocar a lente interna e substituí-la por uma lente artificial que será feita com grau exato do paciente e podem ser monofocal ou multifocal (tendo diferentes profundidades de foco justamente para manter o foco a diferentes distâncias como perto longe e intermediário) de forma que o paciente não precise de óculos.

Cirurgias refrativas com lentes intraoculares fácicas: nesse caso, é implantada uma terceira lente dentro do olho para complementar o grau que está faltando, neste caso nós não vamos mexer em nenhuma lente que o paciente tenha dentro do olho e sim adicionar uma terceira lente para complementar o grau.

A pessoa não dependerá de nenhum óculos mais? Ou a cirurgia não corrige todos os problemas de vista?

As técnicas cirúrgicas são capazes de corrigir todas as ametropias regulares como miopia hipermetropia astigmatismo e a presbiopia também conhecida como vista cansada e dependendo do caso alguns tipos de ceratocone.

Em relação a dependência dos óculos toda cirurgia é realizada para que o paciente fique independente do uso de óculos porém existem alguns casos em que o paciente pode precisar de alguma complementação refracional podendo ser um óculos de descanso ou algum outro tipo de coração que via de regra é bem menor do que o grau anterior a cirurgia

O que há de mais moderno em cirurgia refrativa?

Cada uma das técnicas citadas anteriores tem uma linha de evolução diferente, e cada uma delas tem a, sua tecnologia de ponta. 

No caso das cirurgias refrativas corneanas a laser, o que temos de mais moderno hoje são as cirurgias guiadas por topografia também chamadas de personalizadas e realizadas com auxílio do Laser de femtosegundo que substitui o uso da lâminas para confeccionar o flap corneano, que irá fazer a, queima será um laser guiado por um braço robótico que irá, realizar a queima ponto a ponto.

Na técnica em que realizamos a substituição do cristalino defeituoso, o que existe de mais moderno hoje são as lentes intraoculares personalizadas multifocais de micro incisão, que são personalizadas para a partir de medições que fazemos previamente do olho com o uso interferometria a laser e implantadas sob medida para o paciente. Podemos contar também com a ajuda do Laser de femtosegundo o que aumenta a precisão no procedimento em algumas etapas da cirurgia.

Quem é apto a fazer a cirurgia refrativa?

Teoricamente qualquer paciente seria apto a realizar o procedimento desde que se enquadre nos protocolos pré-estabelecidos e não tenha nenhuma patologia prévia para sabermos disso são necessários exames para operatórios para avaliar as condições individuais


Pontos moeda