Saúde

ES deve receber meio milhão de doses de vacina contra covid-19

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, as 500 mil doses devem chegar ao estado até o dia 15 de agosto

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Pixabay

Mais 500 mil doses de vacinas contra covid-19 devem chegar ao Espírito Santo ainda nesta primiera quinzena de agosto. A informação foi passada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante uma entrevista coletiva nesta terça-feira (03)

"Temos expectativas de receber meio milhão de vacinas até o dia 15 de agosto. Municípios já estão orientados a se adaptar ao contexto de ampla disponibilidade de vacinas para aplicar na população", disse. 

Ainda segundo o secretário, as doses serão redistribuídas, de modo a contemplar todos os municípios do Estado de forma igualitária. 

"Nesta semana, iremos aplicar uma revisão da quantidade de doses D1 enviada aos municípios capixabas para garantir o equilíbrio da distribuição de doses", afimou. 

Municípios do ES foram prejudicados na distribuição de vacinas contra covid-19

Nésio explicou que, inicialmente, as doses eram enviadas aos municípios  considerando a proporção dos grupos prioritários. Por isso, ainda segundo o secretário, alguns municípios foram prejudicados e receberam um quantitativo menor de doses.

"Reconhecemos que, considerando a quantidade de doses enviadas a alguns municípios, Serra e Cariacica, por exemplo, foram prejudicados no quantitativo de doses. Iremos corrigir com o envio de mais vacinas", explicou. 

Nésio ainda afirmou que, com a chegada de mais de meio milhão de doses de  vacinas, a vacinação deve avançar e atingir novos públicos . "Também há a expectativa de avançar na conclusão de diversos grupos prioritários anunciados ainda este mês", finalizou. 

Pontos moeda