Saúde

70 mil casos de tuberculose a cada ano no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos no país e mais de 4 mil mortes

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro irá realizar atividades durante o mês de setembro nas unidades de saúde do município. 

No inicio do mês de setembro, os agentes comunitários de saúde de Cachoeiro participaram de capacitação com foco na busca de pacientes com suspeita de tuberculose. O objetivo é intensificar esse trabalho, importante no combate à doença.

Promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as atividades serão realizadas em cinco dias (06, 18, 20, 25 e 26), nos auditórios do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, e nas unidades básicas de saúde dos bairros São Luiz Gonzaga e Jardim Itapemirim.

Os 270 agentes receberão instruções para identificação dos sinais e sintomas da doença, e sobre o acompanhamento aos pacientes com maior risco de abandono de tratamento.

“Quando realizamos essa busca ativa no município, para identificar casos suspeitos, antes do paciente buscar atendimento nas unidades de saúde, conseguimos fazer o diagnóstico precoce, encaminhamos para tratamento e, assim, diminuímos os riscos de transmissão. Segundo dados do Ministério da Saúde, um terço da população está contaminada pelo bacilo da tuberculose, e, uma vez infectada, a pessoa pode adoecer em qualquer momento de sua vida”, explicou a enfermeira Aretha Martins Colle, coordenadora do programa de combate à tuberculose no município.

Tuberculose

É uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões e que pode atingir outros órgãos e sistemas do corpo. É considerada um sério problema da saúde pública no Brasil. Sua transmissão acontece por via aérea. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas infectadas lançam no ar partículas que contêm os bacilos (agentes transmissores).

Em Cachoeiro, segundo a Semus, são diagnosticados cerca de 60 a 80 casos de pessoas com a doença por ano. Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos no país e mais de 4 mil mortes.

Pontos moeda