Saúde

Chocolate não é vilão e pode ser consumido diariamente, diz especialista

Alimento contem substância química do bem estar e são recomendadas de 20 a 40 gramas por dia de chocolate meio amargo

Chocolate contem serotonina substância presente no cacau. 

A principal reação notada pelas pessoas, ao comer o chocolate, é a sensação de prazer, principalmente por aqueles que se dizem chocólatras. Isso porque, no processo de digestão do cacau, há o estímulo da produção da feniletilamina no corpo. Essa substância causa uma sensação de extremo bem estar, pois é precursora da serotonina, neurotransmissor bastante conhecido como substância química do bem estar.

"Realmente o chocolate é calórico, tem gorduras saturadas e pode contribuir para o aumento de peso e dos níveis de colesterol, mas isso ocorre quando o alimento é ingerido em grandes quantidades”, garante a nutricionista Damylle Bueno.

O ideal é consumir diariamente entre 20 e 40 gramas de chocolate amargo ou meio amargo, o que representam quatro quadrados da barra de chocolate. Essa quantia é o suficiente para trazer um alívio do estresse. A nutricionista explica que essa sensação não se deve ao chocolate, mas ao cacau presente na barra.

“Não adianta comer em demasia o chocolate, tentando alcançar efeitos no cérebro semelhantes a doses medicamentosas, pois os seus efeitos benéficos são limitados e exagerar no chocolate pode provocar efeitos indesejáveis à saúde por conta da elevada concentração de gorduras saturadas e, dependendo da escolha da pessoa, de açúcar simples”, garante a nutricionista.

A quantidade recomendada de chocolate por dia (20 a 40 gramas) não deve ser ultrapassada e o tipo de chocolate a ser ingerido é de fundamental importância para que seus benefícios possam ser aproveitados. Não adianta, por exemplo, consumir chocolate branco e esperar os efeitos positivos. O chocolate pode ser o mocinho do seu plano alimentar e ajudar a combater o estresse, mas quando consumido em excesso prejudica a saúde.

Pontos moeda