Saúde

Saiba até quando atividade física na infância é bom para a saúde da criança

60 minutos de atividades físicas moderadas a vigorosas ao dia, na infância, podem prevenir doenças como diabetes, hipertensão e câncer

Arat Hosseini sonha em ser o melhor jogador de futebol do mundo e ganhar todos os troféus.  

No último domingo o jornal online, do Folha Vitória, divulgou uma matéria sobre o pequeno Arat Hosseini, de cinco anos, que é treinado pelo pai para ser o novo Cristiano Ronaldo. Isso porque Arat impressiona pela forma física e intensidade dos treinamentos que exibe nas redes sociais. A questão é saber até quando a pratica de atividades físicas na infância é ou não boa para a saúde da criança.

O personal trainer, Jhonny Costa explica que em baixo do tecido ósseo está a camada de cartilagem que é responsável pelo crescimento longitudinal e, quando os exercícios físicos não geram lesão da placa cartilaginosa, não ocorre interferência no crescimento da criança e sim auxilio no processo de desenvolvimento ósseo. " Quanto mais cedo se inicia a prática saudável dos exercícios físicos, melhor é a maturação da criança e menos são os riscos de desenvolver doenças cardíacas por exemplo", comentou Jhonny.

Mas, o especialista faz um alerta sobre sobre o nível alto de stress que a pratica intensiva de exercícios podem gerar. "Nada em exagero é bom, a criança em processo de crescimento não pode ser submetida a altos níveis de atividades físicas que geram tensão, isso é prejudicial e um agravante para que no futuro essa criança seja hipertensa e desenvolva até mesmo câncer", explicou.

Existe um acompanhamento especifico para crianças que iniciam cedo a prática de atividades físicas, elas devem ser monitorados por um fisiologista e quando bem acompanhadas, treinar desde cedo só traz benefícios a saúde. Quem também concorda com a prática de exercícios logo na infância ´é a personal trainer Hellen Ruy. 

"Os treinamentos específicos para as crianças estimulam força, equilíbrio, coordenação, agilidade e flexibilidade, trabalhando também a autoconfiança e autoestima. Mas, o objetivo principal tem que ser cuidar da saúde física, mental e emocional e, ao mesmo tempo, interagir com outras crianças", comentou a especialista.

De acordo com Hellen a aptidão física da criança ou do adolescente tem de ser estimulada com o objetivo de encorajar a adoção de um estilo de vida saudável, que contemple a prática de exercícios ao longo da fase adulta e na maturidade.

A prática diária de atividades físicas influenciam o bom condicionamento físico no futuro e são capazes de evitarem diversas doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer entre outras. Conforme explicação da personal a recomendação para a população infantil é praticar ao menos 60 minutos de atividades físicas (moderadas a vigorosas) ao dia. 

Abaixo, você confere um vídeo do pequeno Arat Hosseini




Pontos moeda