Saúde

Acidentes domésticos são os maiores responsáveis por fraturas em idosos no sul do estado

Em sete meses, um hospital no município de Cachoeiro, atendeu mais de 300 idosos com fraturas causadas pelos acidentes em casa

Foto: Divulgação / Pexel
Fraturas de punho e fêmur são as mais comuns nas quedas. 

Pode parecer que não, mas um simples tropeção ou escorregão pode colocar à vida de muitos idosos em risco. No município de Cachoeiro de Itapemirim, os atendimentos prestados para este grupo não param de crescer: de janeiro a agosto deste ano, por exemplo, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro atendeu a 777 pacientes por queda. Deste número, 302 eram idosos.

As cirurgias ortopédicas em pessoas com idade acima de 60 anos, decorrentes de fraturas em acidentes domésticos, são mais frequentes do que se imagina. Isso porque esse tipo de acidente é muito comum em pessoas com a idade mais avançada.

De acordo com o ortopedista do hospital, Vinícius Barreto, os idosos são o grupo que mais demanda cirurgia ortopédica por causa desse tipo de queda. “O tipo mais comum de cirurgia nesses casos são por conta de fraturas do rádio distal, que é quando o paciente cai e quebra o punho, fraturas do fêmur também tem uma alta morbidade e normalmente necessitam de tratamento cirúrgico”, afirmou.

Alerta 

As mudanças decorrentes do envelhecimento podem causar problemas na mobilidade de uma pessoa, manifestando-se na forma de instabilidade ao caminhar, dificuldade de sentar e levantar ou quedas.

Sintomas

Fraqueza muscular, problemas nas articulações, dor, doenças e dificuldades neurológicas – condições comuns em pessoas mais velhas – podem contribuir para problemas de mobilidade. Diante dessa condição frequente para idosos, o médico Vinícius deu orientações para evitar os acidentes e consequentemente as cirurgias desses casos: “É preciso evitar o uso de meias, evitar tapetes pela casa para não ocasionar escorregões, durante o banho sentar o idoso ou utilizar aquelas barras de apoio”. 

O especialista ainda mencionou a importância do tratamento de osteoporose, fisioterapia para fortalecimento da musculatura, e fazer com que o idoso ande com mais tranquilidade. "O uso de bengalas, andadores e muletas também pode fazer com que diminua o número de quedas", afirmou o ortopedista.

Pontos moeda