Saúde

Cerca de 58% da obra no Hospital Materno Infantil já foi realizada

Hospital terá capacidade para atender até 8,7 mil gestantes e poderá realizar 725 partos por mês

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) acompanhou, nesta segunda-feira (16), a visita do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, às obras do Hospital Materno Infantil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a obra do Hospital Materno Infantil está com 58% de execução e, quando tiver finalizada, terá capacidade para atender até 8.700 gestantes e realizar mais de 725 partos por mês. A expectativa é de conclusão no segundo semestre do próximo ano.

Além dos 54,7 milhões aportados pelo Ministério da Saúde para construção do hospital, o município da Serra também investirá outros R$ 8,2 milhões, totalizando R$ 62,9 milhões. A área da unidade de saúde é equivalente ao tamanho de dois campos e meio de futebol. A estrutura é composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno-infantil e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Leitos 

Serão 135 leitos divididos em 60 maternos, 60 infantis e 15 semi-intensivos. Entre os 15 semi-intensivos, 10 serão Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) para o atendimento a recém-nascidos considerados de médio risco e que demandam assistência contínua; e cinco Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), modelo de assistência no qual o recém-nascido permanece o tempo todo em contato, pele a pele, com a mãe ou o pai.

A maternidade funcionará de porta aberta e receberá casos de risco habitual, ou seja, partos de baixa complexidade. As mães serão acolhidas e classificadas, conforme suas necessidades. Já o setor infantil realizará internações e cirurgias de baixa complexidade, com vagas reguladas pela Prefeitura da Serra para destinação aos moradores.

Visita do Ministro ao Hospital 

Sérgio Vidigal, junto com bancada federal do Espírito Santo, recepcionou o Mandetta ainda no aeroporto e acompanhou até o local de onde será essa tão sonhada obra. "A visita do ministro da Saúde às obras do nosso Hospital Materno Infantil foi importante para ele ver de perto como os recursos estão sendo aplicados e que tão logo esperamos a sua volta para a inauguração”, comemorou Vidigal, que é médico. 

Hospital 

A obra do Hospital Materno Infantil é de grande relevância para o município, a qual beneficiará a população, estimada em 507.598 habitantes. Também contemplará a Região Metropolitana e todo o Estado do Espírito Santo.

Serviços

Então, o novo hospital contará com serviços como ultrassonografia e acompanhamento do recém-nascido (follow up), cujo objetivo é ter o diagnóstico precoce de possíveis problemas que possam surgir após a alta.

O Hospital Materno Infantil terá ainda banco de leite, todas as vacinas que o recém-nascido necessita. Ademais, testes de linguinha, orelhinha, pezinho, quadril, coraçãozinho e olhinho.

A unidade está sendo construída em uma área de 25 mil metros quadrados. Sendo assim, esta será formada por três pavimentos, as quais são distribuídas em assistência materno-infantil, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Pontos moeda