Saúde

Cerca de 8 em cada 10 pessoas vão ter dor na coluna ao longo da vida

Dor crônica nas costas é a principal causa de afastamento do trabalho

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Estima-se que cerca de 80% dos brasileiros sofram de dores nas costas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o problema mais comum entre os brasileiros é a dor nas costas, que atinge mais de 16% da população ativa, e também é a doença crônica que mais causa afastamento no trabalho. Segundo os dados, oito em cada dez brasileiros vão ter dor nas costas ao longo da vida. 

Bico de papagaio, hérnia de disco e dores ciáticas são as principais doenças causadas pela má postura. O problema está presente em situações do dia a dia, desde o modo como carregamos objetos e mochilas, seguramos o celular, até a forma como dormimos ou sentamos.

Estima-se que cerca de 80% dos brasileiros sofram de dores nas costas. O ortopedista Thanguy Friço explica que as posturas erradas geralmente estão presentes em pessoas que não praticam atividades físicas. "Esses vícios são corrigidos na prática de exercícios. Além disso, temos um fortalecimento da musculatura, que dá mais suporte para a coluna", explicou.

Algumas outras medidas podem ser adotadas para evitar o problema. "Quando estiver sentado, sempre observe se a coluna vertebral está apoiada por completo. As pernas devem ficar em um ângulo de 90 graus, com os pés apoiados no chão. É importante observar também a postura para dormir. Geralmente o mais confortável para a coluna é deitar de lado ou sobre as costas", completou.

Pontos moeda