Saúde

Homem tem morte encefálica confirmada e família doa rins, córnea, fígado e coração para transplante

Ao todo foram doados seis órgãos e os receptores já passaram pelo transplante

Foto: Divulgação/Sesa-ES
Todos os órgãos captados foram encaminhados para hospitais da Grande Vitória.

Na manhã da quarta-feira (11), após um homem de 39 anos, que estava internado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, ter a confirmação de morte encefálica, foi realizada a primeira captação de órgãos durante a campanha Setembro Verde, mês de conscientização sobre doação de órgãos no Espírito Santo.

O homem, era morador de Aracruz, sofreu um acidente de moto no domingo (08) e foi encaminhado para o Hospital Dr. Jayme. A confirmação da morte encefálica aconteceu na noite de segunda-feira (09) e mesmo em um momento de dor, a família do homem disse sim para a doação de órgãos.

Foram captados os dois rins, as duas córneas, o fígado e o coração. Foi o terceiro coração captado neste ano no Hospital Dr. Jayme. Todos os órgãos captados foram encaminhados para hospitais da Grande Vitória e os receptores passaram pelo transplante na tarde desta quarta-feira (11).

Segundo a enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Dr. Jayme, Ellen Costa, a parte mais difícil de todo o processo é a abordagem familiar.

“O paciente deu entrada no hospital em estado grave. Apesar de todo o esforço das equipes médicas, os ferimentos eram extensos e o paciente acabou não resistindo. O momento mais difícil, a partir daí, era justamente a abordagem familiar. Em meio a dor e sofrimento da família, ainda precisávamos conversar sobre a doação dos órgãos”, disse Ellen Costa.

Já o diretor-técnico do hospital, Eric Teixeira Gaigher, destacou a diferença que uma doação pode fazer na vida de várias outras pessoas. “O ‘sim’ de uma única família permitiu que outras seis pessoas ganhassem uma nova vida. Atitudes nobres como esta fazem a diferença”, afirmou o diretor.

O que é transplante de órgãos?

É um procedimento cirúrgico regulamentado por lei, no qual um órgão ou tecido doente é substituído por outro saudável, que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida. Para isso, é preciso que haja doadores – vivos ou mortos.

O transplante é um tratamento efetivo para muitas doenças e, eventualmente, se torna a única opção terapêutica.

Lista de espera (12 de setembro de 2019)

Córnea: 212
Coração: 5
Fígado: 31
Rim: 962

Ações do Setembro Verde no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

- Dia 12/09: Ação de conscientização nos setores, com alunos da Multivix (interno);

- Dias 25 e 26/09: Palestra para funcionários com o tema: Critérios de seleção potencial doador de órgãos (interno);

- Dia 27/09: Ação de conscientização e panfletagem na recepção principal, com alunos da Multivix (aberto ao público);

- Dia 28/09: 10ª Caminhada de sensibilização para doação de órgãos, na Orla da Praia da Costa, em Vila Velha, a partir das 15 horas (aberto ao público);