Saúde

Queda de cabelo é um dos principais problemas que mais incomodam mulheres no país

Além do estresse que causa o problema, a queda do cabelo pode ser derivada de algum problema de saúde

Foto: Divulgação
Cronograma capilar composto de três etapas: reconstrução, hidratação e nutrição, garante crescimento dos fios. 

Os cuidados com a beleza estão entre os itens mais consumidos pelos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHEPC), nos últimos 20 anos, o setor cresceu em torno de 11,5% ao ano (dados do ano de 2016). As mulheres que são consideradas mais vaidosas se importam muito com a aparência e uma das questões estéticas que incomodam bastante é a queda de cabelos. 

“Além do estresse que causa o problema, a queda do cabelo pode ser derivada de algum problema de saúde”, afirma a dermatologista Irene Baldi.

"O aumento repentino do número de fios que caem pode ser em decorrentes de vários fatores como anemia, doenças da tireoide, e até regimes com restrições de alimentos importantes. Atualmente muitas pessoas têm retirado a carne vermelha da alimentação, por exemplo, o que leva a um déficit de ferro que é um mineral importante para a saúde do fio. O número de fios que caem por dia pode variar de 100 a 150. Se há um aumento, sugerimos procurar um dermatologista", conclui.

Para a terapeuta capilar naturalista Paula Breder o que se pode fazer é auxiliar com nossos protocolos naturalistas que são específicos para a deficiência de cada cabelo. “No caso da queda, indicamos o necessário para fortalecer o couro cabeludo, como shampoos fortalecedores e higienizantes”, explica Paula. 

“Vamos tratar as disfunções do cabelo utilizando produto com ativos naturais como jaborandi, chá verde, arnica, alecrim, mel, cristais de menta e o própolis – que é nossa cereja do bolo, pois possui propriedades anti-inflamatórias – auxiliando no fortalecimento do folículo”, explica. 

A hair stylist Gabi Malini comenta que os processos químicos como luzes, mechas e alisamento alteram o PH dos cabelos, por isso é importante manter uma rotina de cuidados e tratamentos para deixa-los saudáveis e evitar a quebra e a queda dos fios. “Cabelos com química precisam de uma sequência de tratamentos para ficar saudáveis e recuperar a estrutura capilar, por isso sempre recomendo que minhas clientes façam o cronograma capilar no salão e mantenham em casa”, conta a profissional. 

O cronograma capilar citado pela cabeleireira é composto de três etapas: reconstrução, hidratação e nutrição.

Reconstrução: age de dentro para fora, devolvendo as propriedades naturais do cabelo, combatendo a elasticidade e os efeitos acusados por procedimentos químicos. 

 Hidratação: repõe a umidade natural, os nutrientes e a queratina perdida.

 Nutrição: tem a função de devolver os lipídios do cabelo, além de ser a responsável por reter a água da hidratação, e ajudar a selar as cutículas.

Pontos moeda