Saúde

Coronavírus: compartilhar escova de dente pode comprometer saúde bucal

Dividir esse acessório pode levar a uma troca de fluídos e microrganismos entre os usuários, colocando-os sob maior risco de infecção

Foto: Pixabay

Todo mundo já compartilhou a escova pelo menos uma vez. Em nosso convívio diário é muito natural, com um gesto de carinho emprestamos um sapato, uma toalha, uma roupa, é aquela coisa de intimidade. Agora com a escova de dente não devemos fazer. 

Por que a função da escova é remover a placa bacteriana da boca, e quando você empresta sua escova de dente para outra pessoa, está promovendo uma infecção cruzada, portando uma bactéria de uma para a outra, e às vezes, por exemplo, uma pessoa pode ter uma gengivite, ou uma periodontite, aonde há um crescimento de determinadas bactérias que se transportada para outra boca e encontra um meio legal, pode desenvolver e crescer lá também. Entre adultos fazem menos mal do que em crianças.

Segundo a cirurgiã dentista Dra Daniela Yano, quando realmente não tem outra opção e precisa escovar os dentes, essa escova precisa ser bem higienizada, de preferência com água quente ou com o uso de algum antisséptico bucal que indicado apenas para os adultos.

Já entre adultos e crianças não pode nunca compartilhar a escova, porque a bactéria que vive na boca de um adulto é muito diferente da bactéria que vive na boca de uma criança, "então se por carinho, pensar em usar sua escova no seu filho, você está levando bactéria da fase adulta para a fase infantil, isso pode prejudicar a boca do seu filho", explica Daniela Yano, cirurgiã dentista. 

É importante saber que para não formação da carie, a desorganização da placa bacteriana já é suficiente, e quando escovamos desorganizamos ela, então na falta de uma escova de dente na mão, pode ser utilizado uma gaze ou uma fralda de pano enrolada no dedo com creme dental ou um antisséptico bucal para desorganiza essa placa, mas a dentista alerta que esse processo não ser feito todos os dias, apenas em situações que não há outra opção para fazer a higiene bucal diária.

Pontos moeda