Saúde

Manipulados naturais são opção para manter o equilíbrio emocional na pandemia; veja a lista!

Farmacêutica registra aumento de 50% na procura de medicamentos para combater o estresse, depressão e insônia durante a pandemia

Foto: Divulgação

Estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do novo coronavírus, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia aumentou. Isso, porque a situação vivenciada tem afetado a saúde mental de diversas pessoas. 

Segundo o farmacêutico da Pharmapele Vila Velha, Márcio Mendes de Mello, o aumento por medicamentos para dormir e controlar a ansiedade foi mais de 50% na farmácia ao longo dos últimos meses. “As pessoas passaram a buscar mais esses ativos naturais, muitos deles compostos poderosos com vitaminas combinadas e ativos para imunidade também. Para muitos, é uma alternativa para ajudar a manter o equilíbrio emocional, já que outras coisas que também ajudam, como a atividade físico, alguns tiveram que deixar de fazer, seja pelo isolamento ou por academia e parques fechados, entre outros motivos”, explica ele.

Quais são os manipulados naturais mais procurados para combater o estresse? Segundo o farmacêutico, além da melatonina para ajudar a dormir e relaxar, ativos como Prosleep, Relora, Rhodiola, entre outros são usados na maioria das vezes em conjunto para potencializar seus efeitos no organizamos humano e ajudar no resultado buscado, que é equilíbrio mental, emocional.

Foto: Pharmapele
Farmacêutico da Pharmapele Vila Velha, Márcio Mendes.

>> Outros medicamentos 

ProSleep: possui fitonutrientes que limpam e neutralizam as citocinas inflamatórias relacionadas ao estresse oxidativo, reduzindo a degradação do triptofano, mantendo os níveis de serotonina, evitando os distúrbios do sono.

Rhodiola: possui efeito estimulante ou sedativo, dependendo da necessidade, sendo assim capaz de te fazer dormir bem, melhorando os quadros de depressão, aumentando o desempenho no trabalho, eliminando a fadiga e auxiliando no tratamento dos sintomas provocados pelo estresse físico e psicológico.

Theanine: é um aminoácido único que promove o relaxamento, mantendo o estado de alerta e promove a função cognitiva saudável.

Relora: Com eficácia comprovada na redução do cortisol, hormônio do estresse, que pode causar ansiedade, agitação do sono e compulsão alimentar, o suplemento promove sensação de relaxamento, bem-estar e felicidade com efeitos comparados aos antidepressivos, além de diminuir a necessidade de comer de forma compulsiva.

Melatonina: Conhecida como hormônio da noite ou hormônio do sono, a melatonina é um antioxidante poderoso que regula o momento de dormir, melhorando a qualidade do sono, e participa da reparação das nossas células, que estão constantemente expostas aos efeitos do estresse, poluição e outros elementos nocivos, combatendo assim os danos causados pelos radicais livres que agridem o organismo.

Gaba: se trata de um neurotransmissor que auxilia na atividade e regulação cerebral. Trabalha reduzindo a atividade dos neurônios aos quais se vincula, para ajudar a induzir o relaxamento e o sono, e também estimula o cérebro para produzir níveis mais elevados de hormônio do crescimento humano (HGH)

L triptofano: é um aminoácido que tem como função principal ser precursor do neurotransmissor serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar, que é fundamental para regular o metabolismo. Ele também apresenta influência no sono, na fadiga, na ingestão alimentar.

Pontos moeda