Saúde

Tendência perigosa do TikTok: remoção de verrugas em casa pode causar deformidades

Dermatologistas e médicos que usam o aplicativo tem alertado sobre os perigos e divulgado vídeos desencorajando os usuários a fazer a remoção caseira

Foto: Reprodução/TikTok/@sailorgirlfriend

Uma tendência que surgiu entre os usuários do aplicativo TikTok, ensina e incentiva as pessoas a removerem sozinhas, de forma caseira, verrugas do corpo. Em vídeos publicados no aplicativo, pessoas aparecem aplicando um tipo de creme ou pomada em cima da verruga antes de remove-la. A promessa é de que, dentro de 15 dias após a aplicação da substância, a verruga cairá sozinha.

Dermatologistas e médicos que usam o aplicativo tem alertado sobre os perigos e divulgado vídeos desencorajando os usuários a fazer a remoção caseira de verrugas, já que não há modo seguro de remover sozinho em casa uma pinta, mancha ou verruga.

Usar produtos químicos ou tentar raspar uma verruga pode levar a infecções, sangramento, cicatrizes e até deformidade da área.

Vídeos no estilo "antes e depois" também foram feitos. Mesmo assim, não há como garantir que tudo deu certo e que ficará tudo bem. Alguns danos mais severos podem aparecer apenas à longo prazo.

A maioria dos métodos descritos no vídeo envolve o uso substâncias corrosivas, que podem causar até queimaduras.

Evite tendências perigosas e infundadas de pessoas sem conhecimento na área.

*Com informações do Portal R7


Pontos moeda