Saúde

ES espera aplicar mais de 200 mil doses de vacinas em menores de 15 anos até o fim de outubro

A Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta sexta-feira (1º) em todo o país, e no Espírito Santo, serão ofertadas 18 vacinas do Calendário Nacional nas 493 salas de vacinação em todos os 78 municípios do Estado

Foto: Divulgação/Pixabay

Aproximadamente 264 mil doses de vacinas consideradas essenciais não foram aplicadas em crianças e adolescentes no Espírito Santo. A estimativa foi feita segundo dados do Programa Estadual de Imunizações, da Secretaria da Saúde (Sesa), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. 

Diante dessa situação, de sexta-feira (1º) até o dia 29 de outubro, 18 vacinas estarão disponíveis para crianças e adolescentes menores de 15 anos em 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado.   

O objetivo é alcançar 100% dessa população, como informa a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

“Com a flexibilização das medidas sociais e a cobertura vacinal progredindo na vacinação contra a Covid-19, a nossa expectativa é que as famílias tenham uma adesão positiva à Campanha de Multivacinação e não deixem de comparecer ao serviço de saúde para levar suas crianças e adolescentes, para que com isso possamos aumentar as coberturas vacinais. É também, uma oportunidade de lembrar aos pais e responsáveis sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis e suas possíveis complicações”, destacou a coordenadora.

Ainda segundo Danielle Grillo, a Campanha acontece em um cenário distinto, com a concomitância das demais ações de vacinação vigentes no país. 

“Temos a vacinação contra a Covid-19 e agora a Multivacinação. Então, é um momento propício para que toda a família, além das crianças e adolescentes, possa se vacinar”, disse.

A Campanha Nacional de Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta sexta-feira (1º) em todo o país, e no Espírito Santo, serão ofertadas 18 vacinas do Calendário Nacional nas 493 salas de vacinação em todos os 78 municípios do Estado. Já no dia 16 de outubro, acontecerá o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.

A campanha acontece em todo o país até o dia 29 de outubro, e é uma oportunidade para crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos atualizarem a caderneta de vacina. 

Coberturas vacinais estão abaixo do esperado no Espírito Santo

Nos últimos anos, segundo dados do Programa Estadual de Imunizações, o Espírito Santo tem apresentado redução das coberturas vacinais dos imunizantes em que há meta preconizada do Ministério da Saúde com índice de 90% a 95% da população-alvo. Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), esse cenário se agravou.

“O ano de 2020 foi muito difícil para todos nós devido à pandemia, o que refletiu também na baixa procura e adesão das famílias às vacinas de rotina, mas essa redução da cobertura vacinal já é observada há alguns anos. Precisamos ressaltar a toda população os benefícios que as vacinas trazem à vida da criança e do adolescente, e da nossa também, como a proteção a doenças que, hoje, há como se prevenir através da vacinação”, salientou Danielle Grillo.

Leia também: Em queda desde 2015, coberturas vacinais no país voltam ao patamar de 1980

Veja quais vacinas estarão disponíveis para Campanha de Multivacinação

A oferta de vacinas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, será segmentada por idades. Veja abaixo quais imunizantes estarão disponíveis para cada público:

Até 7 anos de idade

- BCG;

- Hepatite B;

- Penta;

- Polio inativada;

- Polio oral;

- Rotavírus;

- Pneumocócica 10-valente;

- Meningocócica C;

- Febre amarela;

- Tríplice viral (SCR - sarampo, caxumba e rubéola);

- DTP;

- Hepatite A;

- Varicela.

De 7 aos 15 anos de idade

- Hepatite B;

- Febre amarela;

- Tríplice viral;

- Difteria e tétano adulto;

- Meningocócica ACWY;

- HPV quadrivalente;

- dTpa.

Veja também: Vacina contra meningite está disponível no ES para crianças de até 10 anos


Pontos moeda