Saúde

Pesquisa aponta aumento de 90% nos casos de depressão no país

O mês de setembo é marcado pela campanha Setembro Amarelo que tem como objetivo chamar atenção das pessoas para a prevenção do suicídio

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) revelou aumento de 90% nos casos de depressão e que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa, entre junho e julho de 2020. 

Diante do contexto de pandemia, números alarmantes têm sido registrados em todo o mundo. Em decorrência desse crescimento, mais casos de suicídio também chamam atenção e trazem um alerta.

De acordo com dados revelados em junho deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 100 mortes registradas no mundo, uma ocorre por suicídio. A psicóloga capixaba, Larissa Bessert Pagung, alerta para a importância do acolhimento nesse contexto.

A especialista explica que é preciso conscientizar as pessoas de que este tema deve ser visto como um problema de saúde pública. Larissa explicou que a maior parte dos casos de suicídio estão ligados a transtornos psiquiátricos, como:

- depressão;

- esquizofrenia;

- dependência de álcool ou drogas;

- transtornos de personalidade. 

Saiba como identificar e ajudar pessoas com comportamento suicida

Ainda de acordo com a psicóloga, alguns sinais podem ajudar a identificar o comportamento suicida. "Devemos observar sinais como sentimento constante de desesperança, desespero e impulsividade, além de histórico familiar", disse a especialista. 

"Nós nunca sabemos pelo o que o outro está passando, então nosso dever é sempre sermos gentis, acolhedores e não julgar o sofrimento do outro. E caso perceba alguma fala suspeita, é importante encaminhar a um profissional”, concluiu. 



Pontos moeda