Saiba quais são os 10 principais sintomas do câncer infantil

Saúde

Saiba quais são os 10 principais sintomas do câncer infantil

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

No mundo, 215 mil novos casos de câncer são diagnosticados por ano em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85 mil em adolescentes, entre 15 e 19 anos. No Brasil, os óbitos por câncer entre crianças, adolescentes e adultos jovens correspondem à segunda causa de morte, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). 

De acordo com o documento da Sociedade Brasileira de Pediatria, os tipos de cânceres mais frequentes nessa faixa etária são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. 

“É importante que família e criança tenham em mente hábitos saudáveis para sua saúde no presente e futuro; a importância de uma alimentação adequada, incluindo aleitamento materno, o risco que existe na obesidade infantil; os malefícios do cigarro e o alcoolismo cada vez mais frequente na adolescência”, afirma o pediatra, Ramon Minarini.

O médico também reforça que, se há dificuldades relacionadas à prevenção, é preciso estar ainda mais atento a sinais e sintomas para o diagnóstico precoce, que pode fazer toda a diferença na resposta ao tratamento. 

“O acompanhamento com o médico de família ou pediatra é essencial na orientação para o diagnóstico precoce e assertivo, visando melhorar a chance de cura, de sobrevida e de qualidade de vida para as crianças e adolescentes", disse.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis, sendo 4.310 em homens e 4.150 em mulheres. 

Coordenadora da Oncomédica, unidade especializada no atendimento a pacientes oncológicos do Vitória Apart Hospital, Luana Pescuite, afirma que cerca de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados pediátricos com protocolos cooperativos.

“Graças aos avanços no tratamento do câncer infan til nas últimas décadas, atualmente 84% das crianças com câncer sobrevivem cinco ou mais anos. Globalmente, esse é um aumento considerável desde meados da década de 1970, quando a taxa de sobrevida em cinco anos era de apenas 58%”, reforça Luana.

Veja quais são os principais sintomas do câncer infantil:

1- Perda de peso não intencional contínuo e inexplicável;

2- Dores de cabeça progressivas e persistentes

3- Aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações

4- Protuberância ou massa no abdômen ou pescoço;

5- Mudanças repentinas na visão;

6- Febres recorrentes não causadas por infecções;

7- Hematomas excessivos;

8- Sangramento repentinos sem explicação;

9- Palidez perceptível; 

10- Cansaço prolongado.