Saúde

Casos de febre maculosa são registrados no Sul do ES; uma pessoa morreu

Secretaria de Saúde (Sesa) informou que, ao todo, três casos estão em investigação. Exames do paciente que não resistiu ainda passam por análises

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Unicamp

Dois casos de febre maculosa foram confirmados nesta quarta-feira (28), no município de Itapemirim, localizado no Sul do Espírito Santo

Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), outros três casos estão em investigação. Entre eles, o de um paciente que não resistiu e acabou evoluindo para óbito.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. Entre seus principais sintomas estão febre, manchas pelo corpo, dores de cabeça e pode levar à morte. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O primeiro caso foi notificado no dia 23 de setembro e confirmado no dia 26 deste mês. Os pacientes em tratamento estiveram recentemente ou moram em área rural onde ocorre a circulação dos animais hospedeiros, bem como do carrapato estrela.

Os pacientes com a suspeita da doença estão hospitalizados recebendo tratamento adequado. O Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen/ES) está trabalhando em regime de urgência para rápida liberação dos resultados dos casos suspeitos. 

A reportagem do Folha Vitória também demandou a Prefeitura e a Secretaria de Saúde do município de Itapemirim, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Leia também: Varíola dos macacos: saiba o perfil dos infectados pela doença no ES 

Pontos moeda