Saúde

Varíola dos macacos: ES tem 41 casos confirmados; jovens entre 20 e 29 anos são a maioria

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (06), o secretário de Estado da Saúde disse que os números devem dobrar no Espírito Santo

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Em um novo boletim divulgado nesta terça-feira (06) foram confirmados 41 casos de varíola dos macacos no Espírito Santo, sendo 17 entre jovens de 20 a 29 anos. O número é o mesmo do registrado na semana passada, quando os casos tinham triplicado em menos de uma semana.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp, clique aqui e participe.

O boletim mostra que 33 homens e oito mulheres foram confirmados com a doença. Ao todo, o Estado já recebeu 296 notificações; 149 casos suspeitos e 106 estão descartados.

Casos de varíola dos macacos foram confirmados nas seguintes cidades do ES:

- Vitória (10)
- Vila Velha (10)
- Serra (7)
- Guarapari (4)
- Cariacica (3)
- Cachoeiro de Itapemirim (2)
- Aracruz (1)
- Itapemirim (1)
- Linhares (1)
- Pedro Canário (1)
- Viana (1)

Os sintomas relatados à secretaria foram:

- Erupção cutânea;
- Cefaleia (dor de cabeça);
- Febre súbita;
- Astenia (fraqueza);
- Dor muscular;
- Dor nas costas;
- Dor de garganta;
- Artralgia (dor articular)
- Adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço).

Orientações

Atualmente, seguindo determinações técnicas do Ministério da Saúde, são considerados casos suspeitos aqueles que apresentam os sintomas mencionados e com vínculos de:

1) histórico de contato íntimo com desconhecido e/ou parceiro casual, nos últimos 21 dias que antecederam o início dos sinais e sintomas ou;
2) ter vínculo epidemiológico com casos confirmados de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas ou;
3) histórico de viagem a país endêmico ou com casos confirmados de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas ou;
4) ter vínculo epidemiológico com pessoas com histórico de viagem a país endêmico ou país com casos confirmados de monkeypox, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

Caso surjam esses sintomas e ao se enquadrar nos vínculos definidos pelo órgão federal, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para atendimento, notificação e investigação do caso.

Casos de varíola dos macacos devem dobrar no ES

Nesta terça-feira (06), durante coletiva de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre os casos de varíola dos macacos (Monkeypox) no Espírito Santo. Segundo ele, a tendência é que este número chegue ao dobro.

"Dependemos da liberação dos testes enviados ao governo federal. O pedido de registro dos testes junto a Anvisa atrasou. A expectativa é que nesta primeira quinzena seja entregue e na segunda quinzena os testes estejam aptos para a distribuição nacional".

O secretário também falou sobre o enfrentamento à covid-19 no Espírito Santo e as campanhas de vacinação.


Pontos moeda