Saúde

Conheça os dez mitos e verdades sobre a depilação com cera

Especialista informa que o termo correto é epilação, pois remove o pelo desde a raiz

Com a chegada do verão, a procura por clínicas de depilação tende a aumentar. Uma das técnicas mais procuradas é a retirada dos pelos a partir de ceras quentes, popularmente conhecido como depilação com cera. Contudo o termo correto é epilação.

Depilação é quando o método não remove os pelos pela raiz, somente o corta, como é o caso das lâminas de barbear. "Epilação é quando usamos as ceras, ou outro método que remove o pelo até a raiz. Porém o termo depilação ainda é usado como um todo em todos os métodos de depilações e epilações", explicou a especialista em depilação, Patrícia Almeida. 

E a nomenclatura não é a única dúvida sobre o procedimento. Muitas mulheres têm dúvidas sobre a epilação, e a especialista elencou as principais verdades e os mais falados mitos sobre a técnica. 

1. Gestantes podem se depilar

VERDADE. Grávidas podem se depilar em qualquer área do corpo e em qualquer fase da gestação desde que a pele apresente um aspecto normal e saudável. Porém vale lembrar que é sempre bom a gestante avisar seu médico antes de realizar o procedimento.

2. Esfolie a pele antes da depilação

VERDADE. Inclusive é indicado fazer uma sutil esfoliação corporal três dias antes da depilação. Neste caso a depilação será mais eficaz, pois os pelos encravados irão se desprender do folículo que o envolve, facilitando a depilação.

3. Depilação mancha a pele

VERDADE. Desde que não haja os cuidados necessários. Exposição ao sol sem o filtro solar após o procedimento é um dos vilões para o surgimento das manchas indesejadas. Vale ressaltar que a temperatura da cera muito elevada também causa queimaduras e possíveis manchas. 

4. Depilação com cera causa varizes

MITO. A aplicação da cera é feita em uma camada superficial da pele. Já os micro vasos e veias ficam na hipoderme, uma camada mais profunda da pele. Ou seja, onde a cera não pode alcançar. Devemos ressaltar que o surgimento de varizes se dá a fatores genéticos, medicamentos, uso constante do salto alto, entre outros. 

5. Depilação com cera encrava os pelos

VERDADE E MITO. Sim, quando a depilação é feita de forma rápida, sem prestar atenção ao nascimento do pelo. Porém, quando a depilação respeita o crescimento do pele, não encrava ou dá foliculite. 

6. Desodorante causa irritação

VERDADE. A região deve ficar livre de desodorante por no mínimo 24 horas . O desodorante pode provocar ardência, coceira e vermelhidão. Em alguns casos até mesmo o aparecimento de manchas.

7. Posso fazer a depilação com cera mesmo usando ácido no rosto

MITO. Embora as ceras Depile-se tenham várias propriedades que reduzem o risco de uma mancha ou de uma lesão na pele, vale salientar que quem está fazendo algum tratamento de ácido ou que irá iniciar, deverá esperar 30 dias após a interrupção do tratamento para que essa pele se restabeleça e se torne saudável.

8. Depilar a área facial causa flacidez

MITO. Depilar a face não causa flacidez, inclusive na região das sobrancelhas.

9. A depilação com cera dura uma semana

MITO. Isso vai depender de cada pessoa em individual, umas tendem a crescer mais que as outras devido a vários fatores, como genética, uso de alguns medicamentos, entre outros. A média do crescimento dos pelos após a depilação está em torno de 15 a 25 dias.

10. Posso me maquiar logo após a depilação

MITO. O recomendado é aguardar no mínimo 24 horas. Do contrário certamente provocará o surgimento de foliculite.