Saúde

Pai de criança que teve pênis amputado durante cirurgia de fimose pede ajuda para pagar tratamento

Objetivo da ação é arrecadar recursos para buscar respostas o mais rápido possível e responsabilizar os envolvidos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Operação que é realizada em 30 minutos, durou cerca de quatro horas e causou uma tragédia.

Um menino de 3 anos deu entrada em um hospital na cidade de Malacacheta, em Minas Gerais, para uma cirurgia de fimose. O procedimento é realizado para retirar o excesso de pele que impede a liberação completa da glande do pênis, sendo comum a realização da cirurgia na infância. Contudo, a operação que é realizada em 30 minutos, durou cerca de quatro horas e causou um dano gravíssimo à criança: a amputação do pênis  durante o procedimento.

O caso ocorreu no dia 16 de setembro e foi exibido pelo Programa Balanço Geral (MG), da Record/TV, no dia 04 de outubro. Há 4 dias, o pai do menino, Albert Amaral, criou uma 'vaquinha' na Internet solicitando ajuda das pessoas. No texto escrito pelo pai, o intuito "é arrecadar recursos para buscar respostas o mais rápido possível, bem como a responsabilização dos envolvidos, já que a família não possui condições financeiras suficientes"

De acordo com informações do Programa Balanço Geral (MG), o médico que realizou a cirurgia morreu dois dias após o procedimento. 

Relato do Pai 

Albert Amaral conta que, após muitas horas de espera e com o fim da cirurgia, o menino reclamava de muita dor e tontura. "Solicitamos a troca dos lençóis da cama e dos curativos e, para nossa surpresa, quando a equipe de enfermagem responsável atendeu nosso pedido, percebemos que não possuía pênis visível no meu filho. Meu mundo caiu!", disse no texto. 

O pai comenta que no momento foi informado pelo médico e por uma equipe de enfermagem que "tudo aconteceu normalmente, e que o médico apenas retirou a pele e com 10 dias iria começar a desinchar e o pênis começaria a aparecer”.

Não convencido com as respostas prestadas, Albert Amaral levou a criança para o hospital Teófilo Otoni. Durante a consulta, o médico urologista afirmou que não tinha visto uma situação como aquela e marcou o procedimento cirúrgico de verificação e constatação com urgência. O pai da criança, então, foi informado que o pênis do seu filho havia sido amputado. 

Fimose

De acordo com portaldaurologia.org (Portal da Urologia), o pênis possui uma pele que cobre a glande (cabeça do pênis). Pacientes que apresentam excesso de pele peniana e não conseguem expor a glande são portadores de fimose. A fimose pode dificultar a exposição da glande e a higiene local, o que pode levar à infecção na área (chamada de balanite). Essa infecção pode causar coceira, dor e vermelhidão e incomoda muito o paciente. 

O problema pode ocorrer em qualquer idade, sendo muito comum nas crianças, mas também pode acontecer em adultos e em pacientes idosos. Nos casos nos quais o tratamento local não melhora a infecção, ou quando o paciente apresenta uma fimose muito fechada, a cirurgia precisa ser realizada.

*Com informações do relato de Albert Amaral, em texto da "vaquinha online". 







Pontos moeda