Saúde

Vilão ou mocinho? Comer 2 ovos por dia diminui o índice de triglicerídeos

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do consumo diário de ovos; veja os benefícios e os cuidados ao consumir o alimento

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Na hora de consumir ovos escolha opções mais saudáveis e saborosas, como a omelete e os ovos cozidos. 

Estudos comprovaram que o consumo de 2 ovos por dia, por pessoas saudáveis, durante 12 semanas, não aumentou os fatores de riscos cardiovasculares, na verdade, foram detectados fatores positivos, como a diminuição dos triglicérides. A nutricionista Cleide Kriger considera o alimento de extrema importância para o corpo, porém, alerta que nada em excesso faz bem para a saúde.

O consumo deve ser moderado ou regrado, porque cada gema contém cerca de 213 miligramas de colesterol, um valor relativamente próximo ao limite diário recomendado de 300 miligramas. 

Mas, a limitação da ingestão de ovo é para pessoas com casos de alergia ou intolerância ao alimento.

Foto: Divulgação

Benefícios do ovo

Excelente fonte de proteínas, vitaminas A, K , complexo B; vitaminas D e E (que são compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória), a gema é rica em colina, vitamina essencial para o desenvolvimento cerebral. 

A nutricionista explica, que a preocupação em relação a elevação dos níveis de colesterol e glicose, deve ser maior com a carne vermelha, embutidos e nos laticínios integrais, porque contém gordura saturada e atuam muito mais negativamente sobre os níveis de colesterol do sangue e riscos cardiovasculares. "Se você tem níveis altos de colesterol total ou sofre de diabetes tipo 2, esses limites do consumo alimentar diário devem ser avaliados, junto a um profissional qualificado", destacou a especialista. 

Dicas 

Na hora de comprar o alimento, verifique a data de validade e o selo oficial de inspeção na embalagem. Observe também o aspecto da casca e se estão trincados. Devem ser armazenados na geladeira, mais ao fundo e dentro de um recipiente fechado.

Além disso, é importante ficar atento ao modo de preparo dos ovos, se estão imersos em óleo, pois acabam agregando níveis de gordura muito elevados, além de um grande valor calórico. Omeletes preparadas e servidas em estabelecimentos fora de casa, normalmente são feitas com várias gemas, o que pode ser uma armadilha para quem tem uma dieta restritiva.

Escolha opções mais saudáveis e saborosas para preparar os ovos e obter seus efeitos benéficos com técnica adequada, por exemplo o ovo pochê, cozido (com uma colher de sopa de vinagre para evitar que quebre no cozimento) omelete de claras, mexido e preparado com pouca gordura. 

Pontos moeda