Saúde

Quantas horas por dia você dorme? Dormir pouco pode causar morte precoce, revela estudo

Dormir menos de 6 horas por dia aumenta em duas vezes as chances de morrer por doenças cardíaca ou derrame

Foto: Divulgação
Novo estudo vai tentar identificar se terapias que aumentem as horas de sono dos indivíduos serão capazes de diminuir o risco de óbito. 

Quantas horas você dorme por dia? Você tem praticado atividade física e se alimentado de maneira saudável? É muito importante que a combinação de horas de sono regular, alimentação e exercícios estejam em dia. Porque uma pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia, identificou que pessoas que dormem pouco, possuem duas vezes mais chances de morrer de doença cardíaca ou derrame cerebral, em comparação com pessoas que dormem seis horas ou mais.

O estudo, feito por pesquisadores dos Estados Unidos, também constatou que indivíduos de meia idade com pressão alta ou diabetes tipo 2, que dormem menos de seis horas por dia têm mais risco de morte precoce e também de desenvolver câncer.

Já para pessoas com histórico de doença cardíaca ou derrame, o risco aumenta para três vezes. O coordenador do estudo, o professor Julio Fernandez-Mendoza, afirma que "a curta duração do sono deve ser incluída como um fator de risco útil para prever os resultados a longo prazo" em pacientes com as hipertensão, diabetes tipo 2 ou que tenham sofrido de algum episódio cardiovascular.

Estudo 

Por décadas, os pesquisadores estudaram 1.600 adultos, divididos em dois grupos. Um grupo apresentava pressão alta no estágio dois ou diabetes tipo 2. O segundo tinha doença cardíaca ou havia tido um derrame. Desse total, 512 voluntários morreram, sendo que um terço deles por doença cardíaca ou derrame. Dos estudados, um quarto morreu de câncer.

Fonte: Portal R7


Pontos moeda