Saúde

Apenas 13% do público-alvo foi vacinado contra o sarampo

O Amapá foi o estado que mais se aproximou da cobertura vacinal, atingindo a marca de 85%; no ES, a vacinação foi prorrogada até o final de novembro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dados preliminares coletados com as secretarias estaduais de saúde apontam que, desde o início da campanha de vacinação, no dia 16 de março, até a última quinta-feira (29), foram vacinadas 11,7 milhões de pessoas com idade entre 20 e 49 anos, o que corresponde a 13% do público-alvo. 

Nesta quarta etapa da mobilização, a população totaliza mais de 90 milhões de pessoas. A vacina contra o sarampo está disponível durante o ano inteiro em mais de 40 mil postos de saúde em todo o país.

Leia também: Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é prorrogada no ES até o final de novembro

Com 85% da população vacinada, o estado do Amapá foi o que mais se aproximou da meta de cobertura vacinal no país. Em contrapartida, o Rio Grande do Sul foi o estado que menos vacinou, com apenas 0,08% da população imunizada durante o período.

A vacinação, acontece em parceria com estados e municípios e az parte dos esforços do Ministério da Saúde contra a doença. o objetivo é alcançar a meta do Brasil livre do sarampo, no contexto do Movimento Vacina Brasil.

A vacinação é a principal medida de prevenção e controle da doença. Afim de facilitar o processo de imunização, 4,3 milhões de doses da vacina foram enviadas, além do quantitativo para atendimentos rotineiros. O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância de se vacinar, respeitando as diretrizes e orientações de segurança para evitar o contágio da Covid-19. O sarampo é uma doença grave e com alto poder de transmissão. Apenas uma pessoa pode transmitir o vírus para até outras 18. A transmissão acontece por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Leia também: Especialistas falam sobre o impacto das 'fake news' nas coberturas vacinais do país

As duas primeiras etapas de vacinação aconteceram em 2019, por meio de ações de abrangência nacional no mês de outubro para crianças na faixa etária entre seis meses e menores de 5 anos de idade. A segunda etapa, foi realizada em novembro para os cidadãos de 20 a 29 anos. A terceira etapa, que foi feita entre os dias 10 de fevereiro a 13 de março deste ano, teve como público-alvo a população de 5 a 19 anos.

Cenário

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, neste ano, até o dia 3 de outubro, foram notificados 16.104 casos de sarampo em 21 estados brasileiros. Metade desse quantitativo foi confirmado. Neste período foram registrados sete mortes pela doença, sendo um no estado de São Paulo, um no Rio de Janeiro e cinco no Pará.   

* Com informações do Ministério da Saúde

Pontos moeda