Saúde

Dia Mundial da Osteoporose: entenda como essa doença pode se tornar epidêmica

O problema afeta principalmente mulheres após a menopausa

Foto: Divulgação

De acordo o Ortopedista e diretor regional do Estado da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, Jorge Kriger, a osteoporose é uma doença que afeta o esqueleto levando a fragilidade óssea e aumentando o risco de fraturas, principalmente, nos quadris e punhos.

Dados apresentados pela International Osteoporosis Foundation mostram que a doença caminha rapidamente para proporções epidêmicas, o que acarretará um enorme encargo para o sistema de saúde, seja ele público ou privado.

A osteoporose afeta ambos os sexos, mas principalmente as mulheres após a menopausa devido à queda da produção do hormônio estrogênio.

Além disso, não tem cura. “Existe o controle medicamentoso que pode ser realizado de várias formas como, por exemplo, a utilização de medicamentos semanal, mensal ou mesmo medicamento injetável anual”. Relata Jorge.

Para prevenir a doença é importante ter hábitos saudáveis. “Exercício físico e dieta adequada podem ajudar na prevenção e controle da osteoporose, mas geralmente são utilizados como uma terapia complementar”, relata Kriger.

Pontos moeda