Saúde

28 cidades do ES vacinaram mais de 50% da população com 2 doses contra covid-19. Veja a lista

Dos municípios da Grande Vitória, apenas a capital está na lista. Os dados são do Painel de Vacinação do Governo do Estado.

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Alexandre Souza / Folha Vitória

Dos 78 municípios capixabas, 28 imunizaram completamente contra covid-19 - com as duas doses ou com a dose única da vacina - mais da metade da população. Dos municípios da Grande Vitória, apenas a capital está na lista. Os dados são do Painel de Vacinação do Governo do Estado. 

Percentualmente, a cidade capixaba em que mais pessoas completaram o esquema vacinal foi Laranja da Terra, localizada a 179 quilômetros de Vitória. Na cidade que faz divisa com Minas Gerais, 59,3% da população já está completamente imunizada. 

De acordo com os dados do Painel de Vacinação, o município têm 11 mil habitantes. Ao todo, 9.853 pessoas receberam a primeira dose dos imunizantes, e 6.480 completaram o esquema vacinal recebendo, também, a segunda dose. 

Veja abaixo a lista de todos os municípios que já vacinaram mais da metade da população segundo os dados do Painel de Vacinação do Governo do ES:

Laranja da Terra - 59,3%

Domingos Martins - 58,6%

São José do Calçado - 58,1%

Iconha - 57,9%

Itaguaçu - 56,9%

Presidente Kennedy - 56,9%

Rio Novo do Sul - 56,6%

Alegre - 56,5%

Apiacá - 56,2%

Nova Venécia - 56%

Itarana - 55,7%

Alfredo Chaves - 55,2%

Vitória - 55,1%

Ibiraçu - 54,9%

Afonso Cláudio - 54,7%

Anchieta - 54,1%

João Neiva - 53,3%

São Domingos do Norte - 53,1%

Conceição do Castelo - 52,8%

São Roque do Canaã - 52,8%

Governador Lindenberg - 52,4%

Marechal Floriano - 52,3%

Castelo - 52,1%

Santa Leopoldina - 52,1%

Rio Bananal - 51,4%

Marilândia - 51,2%

Muniz Freire - 51%

Jerônimo Monteiro - 50,7%

Leia também: Mais de 40% das internações por covid no ES são de pessoas que recusaram a vacina

Cobertura vacinal vai influenciar na nova classificação do mapa de risco no ES

Uma reunião, prevista para acontecer nesta quarta-feira (06), entre o governador Renato Casagrande e o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, deve trazer novidades sobre as regras de elaboração do Mapa de Risco do Espírito Santo.

Isso ´e o que afirmou Nésio durante um pronunciamento na tarde da última terça-feira (05). Na ocasião, o secretário adiantou que cobertura vacinal será considerada determinante para a classificação de risco de cada município.

"A cobertura vacinal passará a ser o principal fator determinante para que a população de um município seja reconhecido com risco muito baixo para a covid-19", afirmou Nésio.

O secretário já havia comentado a possibilidade de criação de uma nova categoria, chamada "risco azul", que classificaria os municípios com risco baixíssimo de transmissão da doença.

A expectativa é de que essa nova classificação de risco seja discutida e anunciada durante um pronunciamento do governador, previsto para esta quarta.

"Nós teremos amanhã (quarta-feira) uma reunião extraordinária da sala de situação onde iremos atualizar diversas medidas de enfrentamento à pandemia no Estado. O governador Renato Casagrande fará um pronunciamento em que fará anúncios importantes na reorientação da estratégia e na metodologia da classificação de risco das cidades capixabas na matriz de risco", disse o secretário. 
Pontos moeda