Saúde

Outubro Rosa: exames de graça e programação em alerta ao câncer de mama na Grande Vitória

Prefeituras vão oferecer palestras, exames e atendimento especial para as mulheres

Foto: Reprodução TV Vitória

Já tradicional em todo o país, o 'Outubro Rosa' vem para alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Na Grande Vitória, as prefeituras preparam uma programação especial para o atendimento, com exames gratuitos e palestras.

Em Vitória, as unidades de saúde prepararam informativos alertando sobre a importância do rastreamento precoce do câncer de mama e do colo de útero e estão ampliando a oferta de preventivos e mamografias em 40%, com 2.500 vagas para fazer preventivos e 1.300 para mamografias, durante todo o mês de outubro.

Para terem acesso aos exames, as mulheres devem passar por uma consulta com o médico ou enfermeiro de sua unidade de saúde de referência.

As unidades de Santo André, Bonfim, Jabour e Ilha das Caieiras funcionarão especialmente em sábados alternados, no mês de outubro, para atender às pacientes. Já as unidades de Jardim Camburi e Ilha do Príncipe estão se organizando para atender esse público em horário estendido, com a realização de preventivos e solicitações de mamografia.

Além disso, a capital conta com um ambulatório de mastologia, que funciona no Centro Municipal de Especialidades (CME), e conta com profissionais efetivos e também da Universidade de Vila Velha (UVV). Assim, o município passa a ofertar, de forma complementar ao Estado, 60 consultas, por mês, em mastologia.

Para ter acesso à especialidade, os pacientes são encaminhados a partir da avaliação dos profissionais das unidades de saúde e então são agendados para o atendimento.

Abertura do mês em Vila Velha acontece no Convento

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, preparou várias atividades, que serão ofertadas durante todo o mês, em alusão ao movimento Outubro Rosa.

No próximo sábado (2), a partir das 9h, será realizada a abertura oficial das atividades alusivas ao Outubro Rosa. O evento acontece em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), no Campinho do Convento da Penha.

Na ocasião, serão ofertados Solicitação de Mamografia para mulheres de 50 a 69 anos; orientações sobre a prevenção do câncer de mama; verificação de PA e Glicemia; avaliação Nutricional; e entrega da caderneta do Idoso e Tabagismo.

Através de consultas realizadas nas unidades de Saúde, a rede municipal de Atenção Primária e Secundária irá ofertar quase 2 mil exames de mamografia e 2 mil exames de preventivo. O pedido será feito nos atendimentos, nos quais os profissionais detectam alguma alteração durante o exame físico.

Haverá também programações intersetoriais, onde serão ofertadas palestras sobre alimentação saudável, acompanhamento e pesagem do bolsa família, ações de controle do tabagismo, atividades físicas, preventivos e outros.

Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?

Em Cariacica, a agenda está aberta para atendimento exclusivo para mulheres, requisição de exames de mamografia, coleta de preventivos e palestras de orientação.

Esses são apenas alguns dos serviços que serão oferecidos dentro da programação que a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) preparou para marcar a campanha Outubro Rosa. O tema nacional é “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”. 

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão oferecidos muitos serviços, exames, palestras e solicitação de procedimentos. Na UBS de Itaquari, por exemplo, já está aberta uma agenda com atendimento exclusivo para as mulheres. Estão reservadas 150 consultas de atendimento clínico só para as mulheres e 120 consultas com os enfermeiros da unidade para coletar exame preventivo.

Em outras UBS, como em Rio Marinho e Sotelândia, haverá oferta de requisição de mamografia, coleta de preventivo e teste rápido para HIV e sífilis. Além disso, serão feitas aferição de pressão arterial, medição de glicose e requisição de exames de rotina.

'Corujão' Rosa acontece na Serra

A Prefeitura da Serra preparou ações gratuitas, que serão realizadas ao longo do mês. A começar pelo “Corujão Rosa”, uma edição especial do “Corujão de Fisioterapia”, um programa de atenção especializada em parceria com a Multivix-Serra, que acontece na Unidade Regional de Feu Rosa.

A versão especial do projeto será nesta sexta-feira (1º), das 19 às 21 horas, voltado especialmente para as mulheres.

O serviço, que dessa vez não será porta aberta, vai realizar 30 exames preventivos, 40 orientações nutricionais, 40 consultas com fisioterapeutas, isso sem contar com a aferição de sinais vitais e teste glicemia capilar. Os serviços serão prestados pelas equipes de saúde do município e pelos alunos do 7º e 8º períodos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da faculdade, que estarão acompanhados pelos seus preceptores.

As pacientes já vão chegar à Unidade de Saúde com as consultas marcadas, através da regulação de vagas da Secretaria de Saúde da Serra. Quem já tiver exames bioquímicos ou mesmo de imagem em mãos, deve levá-los. E não se esqueçam do documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS.

Após a consulta com o fisioterapeuta, o paciente será encaminhado para o tratamento adequado para cada caso com direito a 10 sessões, inicialmente.

Para deixar a edição para as mulheres ainda mais especial, a Saúde da Serra vai oferecer, ainda, mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, como preconiza o Ministério da Saúde. Nesse caso, o agendamento vai acontecer na unidade.

Outubro Rosa compela 31 anos

O movimento Outubro Rosa, de conscientização para detecção precoce do câncer de mama, foi criado em 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O mês de outubro é marcado no Brasil e em outros países com o intuito de propagar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Vale ressaltar que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de novos casos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.


Pontos moeda