Saúde

Veja quais vacinas vão estar disponíveis no ES no dia "D" da Campanha de Multivacinação

No próximo sábado (16), estarão disponíveis 18 vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos em 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Governo do Espírito Santo

Acontece no próximo sábado, dia 16, o dia “D” de divulgação e mobilização para a Campanha Nacional de Multivacinação. A campanha acontece em todo o país até o dia 29 de outubro, e é uma oportunidade para crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos atualizarem a caderneta de vacina.

De acordo com um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, aproximadamente 264 mil doses de vacinas consideradas essenciais não foram aplicadas em crianças e adolescentes no Espírito Santo. 

Para que essas carteiras de vacinação sejam atualizadas, o Estado vai disponibilizar 18 vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos em 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado.

O objetivo é alcançar 100% dessa população, como informa a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

“Com a flexibilização das medidas sociais e a cobertura vacinal progredindo na vacinação contra a Covid-19, a nossa expectativa é que as famílias tenham uma adesão positiva à Campanha de Multivacinação e não deixem de comparecer ao serviço de saúde para levar suas crianças e adolescentes, para que com isso possamos aumentar as coberturas vacinais. É também, uma oportunidade de lembrar aos pais e responsáveis sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis e suas possíveis complicações”, destacou a coordenadora.

Veja também: ES espera aplicar mais de 200 mil doses de vacinas em menores de 15 anos até o fim de outubro

Veja quais vacinas estarão disponíveis para Campanha de Multivacinação

A oferta de vacinas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, será segmentada por idades. Veja abaixo quais imunizantes estarão disponíveis para cada público:

Até 7 anos de idade:

- BCG;

- Hepatite B;

- Penta;

- Polio inativada;

- Polio oral;

- Rotavírus;

- Pneumocócica 10-valente;

- Meningocócica C;

- Febre amarela;

- Tríplice viral (SCR - sarampo, caxumba e rubéola);

- DTP;

- Hepatite A;

- Varicela.

De 7 aos 15 anos de idade:

- Hepatite B;

- Febre amarela;

- Tríplice viral;

- Difteria e tétano adulto;

- Meningocócica ACWY;

- HPV quadrivalente;

- dTpa.
Leia também: Procura por vacinas essenciais no ES está em queda há 5 anos

Pandemia impacta na cobertura vacinal para doenças já erradicadas no ES

Os dados da cobertura vacinal no Estado deixam evidente essa redução na procura pelos imunizantes. Veja no gráfico abaixo os percentuais de cobertura das vacinas que são essenciais para as crianças e que, em muitos casos, garantem proteção até a fase adulta.

De acordo com Danielle Grillo, o dado de 2021 deve ser analisado com cautela por ser um dado parcial, ou seja, os dados ainda estão sendo alimentados. Mas, apesar desse fato, é possível perceber uma queda expressiva dos índices a partir do início da pandemia.

"Nos últimos 2 anos, verificamos uma queda ainda maior. E a pandemia contribuiu para que a cobertura de rotina caísse. O distanciamento social, por exemplo, fez com que a população não buscasse a vacinação como nos anos anteriores, a demanda diminuiu muito", explicou a coordenadora.

Baixo índice de vacinação coloca Espírito Santo em risco para novas epidemias

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, explicou que estar abaixo dos índices ideais de cobertura vacinal - que varia de 90% a 95% - coloca o Estado em risco, uma vez que doenças já controladas podem voltar a aparecer e provocar novos surtos e epidemias.

"Estamos em situação de risco, porque essas doenças têm potencial epidêmico. Podemos ter a reintrodução de doenças. Quando a gente analisa o cenário nacional, o que mais preocupa é o sarampo. Ele foi reintroduzido em 2018 e continuam aparecendo casos em alguns Estados. Nós tivemos 4 casos importados em 2019, mas sem registros de casos nos últimos anos", disse.

Além do sarampo, outras doenças preocupam. "A difteria, a meningite, a coqueluche, são doenças que se a gente não mantiver uma alta cobertura vacinal, podemos ter um surto a qualquer momento", afirmou Danielle.

Leia também: Em queda desde 2015, coberturas vacinais no país voltam ao patamar de 1980

Pontos moeda