SAÚDE EM FÓRUM

Área da saúde no ES conta com Banco de Oportunidades e vagas de trabalho

Com demandas para determinados setores, como secretariado em clínicas, recepção em hospitais e camareiras, programa gratuito do Senac faz ponte entre estudantes e empresas

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik @senivpetro

Desde a pandemia que as profissões ligadas à saúde vêm ganhando cada vez mais visibilidade. Porém, apesar da demanda ter aumentado no mercado, a mão de obra para determinados campos de atuação parece escassa. 

Buscar aprimoramento na formação de profissionais e com isso a promoção da saúde no Espírito Santo com qualidade é uma das discussões do Saúde em Fórum, evento que acontece nesta sexta-feira (27), na Praça do Papa, em Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo Alice Sarcinelli, mestre em Saúde Coletiva e doutora em Odontologia, ao conectar a cadeia produtiva do setor da saúde no Estado é possível promover transformações que reflitam, na saúde da cadeia e da população como um todo.

“(...) Quanto aos entraves que vemos na área, o que chama mais atenção é a alta concentração profissional de nível superior, ao contrário do que acontece na parte da formação de nível técnico, o que impacta na qualidade e na competitividade”, pontuou ainda na 1ª edição do evento, realizada no último mês de agosto.

Em parceria com o Senac-ES, e por meio do chamado Banco de Oportunidades, a ideia é direcionar esses novos profissionais para as clínicas, hospitais ou empresas da área de saúde, onde a mão de obra é necessária. 

Ao encurtar processos, as chances de haver sucesso nas contratações e na execução das tarefas torna-se maior.

O Banco de Oportunidades é um programa gratuito. O objetivo é encaminhar alunos e ex-alunos do Senac para processos seletivos, promovendo a interação com o mercado de trabalho. Tanto para as vagas de estagiário quanto para as de profissionais.

LEIA MAIS: Saúde no ES: pesquisa inédita traz cenário do crédito e de serviços financeiros

"Quando estão fazendo cursos técnicos em enfermagem e saúde bucal, por exemplo, realizamos todo esse encaminhamento. O interessante são as parcerias que firmamos com os hospitais e clínicas, oportunizando os estágios obrigatórios ao longo dos cursos e futuramente contratações", destaca Cláudia Pereir, coordenadora do Banco de Oportunidades no Estado.

Ainda na área técnica, existem uma série de outras cursos que atendem essa nova demanda especializada na área de saúde, como camareiras para hospitais, os de atendentes de farmácia, de faturamento hospitalar, técnica de recepção e secretariado com aperfeiçoamento de informática avançada, uma vez quer o setor pede profissionais cada vez mais  informatizados.

Cláudia ainda destaca que, atualmente, existem seis turmas em andamento com cerca de 30 alunos cada apenas para técnicos de enfermagem. 

LEIA TAMBÉM: ES terá colegiado na área da saúde para buscar melhorias e soluções para o setor

Pontos moeda