Saúde

Feira em Carapina tem até vacinação contra covid e gripe

A secretaria de Estado da Saúde estará com um estande no Pavilhão de Carapina, na Serra, até o próximo dia 15. Saiba os horários e quem pode receber os imunizantes

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Setur

Que tal cuidar da saúde enquanto faz compras e se diverte? Até o próximo dia (15) a secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estará participando de uma enorme feira de liquidação no Pavilhão de Carapina, na Serra. 

A pasta montou um estande no local onde serão oferecidas vacinas contra covid-19 e influenza para a população em geral acima de 6 meses.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As equipes de vacinação da Serra participam do evento nos dias 11 de outubro, das 15h às 20 horas, nos dias 12, 13 e 14, das 10 às 20 horas, e no dia 15, das 10 às 18 horas.

"A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Serra, em uma ação de vacinação, dentro de um evento que recebe um grande público, é uma estratégia que reforça a oferta de vacinas à população, o que é imprescindível para a saúde pública na prevenção de disseminação de doenças", explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Daniella Grilo.

O objetivo é aproveitar a grande circulação de pessoas para promover conscientização da população sobre a importância da vacinação.

Aplicativo Gota Vida

Ainda no evento, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) vai realizar no estande da Sesa a divulgação da plataforma Gota de Vida, um aplicativo desenvolvido pelo instituto em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), lançada em junho deste ano.

“O aplicativo Gota de Vida é uma ferramenta digital direcionada à população que tem como objetivo promover o aumento do número de doadores de sangue e estimular a prática da doação de repetição, visando mitigar os períodos de escassez nos bancos de sangue da Hemorrede Pública Estadual (...)", explicou o pesquisador do ICEPi, Fábio Alvarenga.

Similar a uma rede social, é possível promover o incentivo à doação entre amigos, contar histórias e agendar o dia e horário da doação, verificar o estoque de sangue de cada tipo sanguíneo, acessar um mapa com a localização de todos os pontos de coleta da hemorrede pública capixaba, assim como acompanhar a contagem regressiva para a próxima doação.

O que é necessário levar para se vacinar

- A presentar CPF ou cartão do SUS no momento da vacinação;

- No caso da vacinação infantil, levar o Cartão de Vacina da Criança. 

COVID-19

1ª dose: pessoas a partir de 6 meses;

2ª dose: pessoas que receberam a D1 de Pfizer, Covishield (Astrazeneca) e Janssen há 56 dias; pessoas que receberam a D1 de Coronavac há 28 dias; crianças que receberam a D1 de Pfizer pediátrica há 56 dias; crianças que receberam a D1 de Pfizer Baby (Pfizer pediátrica menor de 5 anos) há 28 dias;

3ª dose: crianças que receberam a D2 de Pfizer Baby (Pfizer pediátrica menor de 5 anos) há 56 dias;

1º Reforço monovalente: crianças de 3 e 4 anos que receberam Coronavac no esquema primário (D1+D2) e crianças de 5 a 11 anos que tenham recebido D2 há quatro meses; pessoas acima de 12 anos que tenham recebido D2 há quatro meses;

Vacina bivalente: pessoas acima de 18 anos que tenham recebido D2 ou algum reforço monovalente há pelo menos quatro meses; pessoas entre 12 e 17 anos pertencentes a grupos prioritários e que tenham recebido D2 ou algum reforço monovalente há, pelo menos, quatro meses.

GRIPE (INFLUENZA)

Toda a população acima de 6 meses de idade.

Serviço:

Local: Pavilhão de Carapina
Vacinação:

11/10, das 15 às 20h
12 a 14/10, das 10 às 20h
15/10, das 10 às 18h

LEIA TAMBÉM: Feriadão: confira os serviços de saúde funcionam nesta quinta e sexta

Pontos moeda