• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Ação vai conscientizar sobre câncer de próstata neste sábado em Cachoeiro

Saúde

Ação vai conscientizar sobre câncer de próstata neste sábado em Cachoeiro

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo a doença mais comum entre os homens brasileiros

Foto: Divulgação

Para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata, a Unimed Sul Capixaba realizará neste sábado (9), o Futebol de Prevenção com médicos cooperados, colaboradores e pacientes do núcleo oncológico. A iniciativa faz parte da campanha “Sempre é Tempo de Prevenir” da cooperativa.

Na ação, que irá ocorrer no Clube dos Médicos, na Rodovia do Frade, a partir das 7h30, haverá a prática de atividades físicas e, logo após, uma confraternização com bate-papo sobre a conscientização da prevenção do câncer de próstata, os tipos de exame e a necessidade da perda do preconceito masculino com relação à consulta com o urologista e à realização do exame de toque.

“Realizar um momento assim é importante para aproximar médicos, colaboradores e pacientes, a fim de trocar informações sobre a saúde dos homens, estimulando a qualidade de vida”, ressalta o médico e coordenador da Unimed Oncologia, Raphael Luzório Fernandes.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Em 2018, a estimativa foi de 68 mil novos casos, em que a maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.

Campanha

Para falar sobre prevenção e cuidados com a saúde, a Unimed Sul Capixaba está realizando a campanha “Sempre é Tempo de Prevenir” pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa unifica as campanhas Setembro Verde (de prevenção do câncer colorretal), Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata), com ações e discussões de forma integrada. De setembro a novembro estão sendo realizados exames de rastreio, palestras, exposição fotográfica e abordagens em empresas e escolas para incentivar hábitos saudáveis.