Saúde

Ação vai conscientizar sobre câncer de próstata neste sábado em Cachoeiro

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é o segundo tipo a doença mais comum entre os homens brasileiros

Foto: Divulgação

Para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata, a Unimed Sul Capixaba realizará neste sábado (9), o Futebol de Prevenção com médicos cooperados, colaboradores e pacientes do núcleo oncológico. A iniciativa faz parte da campanha “Sempre é Tempo de Prevenir” da cooperativa.

Na ação, que irá ocorrer no Clube dos Médicos, na Rodovia do Frade, a partir das 7h30, haverá a prática de atividades físicas e, logo após, uma confraternização com bate-papo sobre a conscientização da prevenção do câncer de próstata, os tipos de exame e a necessidade da perda do preconceito masculino com relação à consulta com o urologista e à realização do exame de toque.

“Realizar um momento assim é importante para aproximar médicos, colaboradores e pacientes, a fim de trocar informações sobre a saúde dos homens, estimulando a qualidade de vida”, ressalta o médico e coordenador da Unimed Oncologia, Raphael Luzório Fernandes.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Em 2018, a estimativa foi de 68 mil novos casos, em que a maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.

Campanha

Para falar sobre prevenção e cuidados com a saúde, a Unimed Sul Capixaba está realizando a campanha “Sempre é Tempo de Prevenir” pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa unifica as campanhas Setembro Verde (de prevenção do câncer colorretal), Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata), com ações e discussões de forma integrada. De setembro a novembro estão sendo realizados exames de rastreio, palestras, exposição fotográfica e abordagens em empresas e escolas para incentivar hábitos saudáveis.

Pontos moeda