Saúde

Entenda a importância de praticar atividade física ao ar livre

Muito mais do que ter apenas um dia agradável, essa prática libera níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor trazendo sensação de felicidade e de calma no pós-exercício

Foto: Divulgação

Você com certeza já leu ou ouviu alguém dizer que atividade física estimula não só a perda de peso, mas reduz o risco de doenças, traz mais flexibilidade e disposição ao corpo, além de prevenir uma série de problemas como estresse e ansiedade.

Porém, atividade ao ar livre é ainda melhor. Muito mais do que ter apenas um dia agradável, essa prática libera níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor trazendo sensação de felicidade e de calma no pós-exercício, aumenta a oxigenação cerebral e diminui as chances de determinadas doenças aparecerem, como diabetes e hipertensão.

"Existem pessoas que não se sentem bem confinadas em ambiente de academia e optam pelos exercícios ao ar livre. Essa é uma escolha pessoal, onde existe identificação do tipo de atividade para cada indivíduo", afirma a professora de educação física Kamilla Santos.

Segundo Kamilla, não existe o melhor nem pior exercício, mas sim a compatibilidade da pessoa com cada atividade desejada. "O mais importante é que essa pessoa esteja apta a executar o exercício escolhido, estando com sua saúde em dia e sem nenhuma contraindicação", ressalta.

Por isso, recomenda-se uma consulta médica para realização de um check-up. Além de garantir que você está em condições para a prática, é possível saber com mais precisão quais delas poderão lhe trazer mais benefícios de uma forma mais segura. "Qualquer atividade física que seja praticada sob orientação de um profissional de educação física também será bem vinda", ressalta.

De nada adianta, entretanto, praticar uma atividade intensa numa manhã de sábado e só voltar a fazê-la daqui a um mês. "As atividades precisam ser regulares, evitando os "atletas de fim de semana", pois dessa forma a pessoa corre riscos de lesões e ainda não terá os resultados desejados", concluiu a profissional.

Entre as sugestões de Kamilla estão a caminhada, pedalada, corrida, skate, patins, slackline, calistenia e treinamento funcional. "Pessoas que moram em cidades litorâneas, como é o caso de Vila Velha, podem praticar atividades na areia, como altinha, futevôlei, vôlei, futebol, frescobol, beach tênis ou atividades aquáticas como natação, surf, stand up paddle e kitesurf", lista.

"Independente da atividade escolhida, estar próximo à natureza trará bons resultados", avalia a professora. 

Corrida verde

Divulgação/Festival Montanhas Capixabas
Divulgação/Festival Montanhas Capixabas
Divulgação/Festival Montanhas Capixabas
Divulgação/Festival Montanhas Capixabas
Divulgação/Festival Montanhas Capixabas
Divulgação/Festival Montanhas Capixabas
Divulgação/Festival Montanhas Capixabas

O entorno do Parque Estadual Pedra Azul, um dos mais belos cartões postais do Espírito Santo, foi cenário de uma corrida de rua que reuniu centenas de adeptos, durante o Festival Ambiental e Cultural das Montanhas Capixabas, realizado na região serrana do Estado. 

A largada foi realizada na Reserva Ambiental Águia Branca, localizada em Vargem Alta. A Reserva Águia Branca possui uma área total de 2.225,64 hectares, mas 1.698,07 hectares – o que equivale a quase 1.700 campos de futebol – foram transformados em RPPN. Os outros 527,57 estão em processo de incorporação e quando esta segunda parte for agrupada, a RPPN será a maior do Espírito Santo.

Nos quatro dias de evento, foram realizadas diversas atividades ao ar livre e de extrema proximidade com a natureza, como trilhas ecológicas, corrida, passeio ciclístico, cinema ambiental, pintura ao ar livre, prática de yoga, apresentações de dança e circo, feira orgânica.

"A corrida é apaixonante"

Foto: arquivo pessoal

A corrida de rua tem atraído não só profissionais, que lutam pelas premiações, como também praticantes amadores que treinam forte, diariamente, e buscam a superação pessoal e o prazer do alcance de metas.

Foi com esses objetivos que o empresário Patrick Rosa, de 35 anos, começou a praticar corrida de rua. No início, apoiado pelos amigos. Hoje, a prática tornou-se um vício, no bom sentido. "Comecei a correr por curiosidade. Algumas vezes, corria no calçadão da praia, mas nada com muita dedicação. Depois que participei da primeira prova, me apaixonei. Os treinos são diários, puxados. Procuro correr sempre ao ar livre, seja na praia, em parques municipais", disse.

O empresário revela que com pouco tempo, já percebeu que a corrida tem mudado seus hábitos diários. "Hoje eu acordo mais cedo, mais disposto. Treino todos os dias na praia e tenho a oportunidade de desfrutar da natureza, de todo bem-estar que temos em nosso Estado. Sem dúvidas, é uma qualidade de vida ímpar. O resto é consequência: novas amizades, saúde...Para a mente, a corrida é o melhor remédio: limpa o cérebro, oxigena, dá um sensação de bem estar....", afirma Patrick.

Benefícios da prática de atividades ao ar livre

> Fatores que geram estabilidade (terreno irregular, variações de temperatura e resistência ao vento) deixam o treino mais extenuante e gastam mais energia

> Ao ar livre perde-se a noção do tempo e a atividade pode demorar mais tempo

> O ambiente externo é um fator motivador

> Não há rotina

Pontos moeda