Saúde

Conheça as causas das olheiras e saiba como diminuir o problema

Pigmentação mais escura pode ser resultado de má circulação sanguínea e linfática

Foto: Divulgação / Pexel
Alergia, resfriado, desidratação, alteração hormonal, são alguns dos fatores que podem causar as olheiras. 

Qual é a razão para as temidas olheiras? A pele debaixo dos olhos é muito mais fina do que o das bochechas, por exemplo, e assim, quando estamos cansados ​​e não dormimos o suficiente (esta área que é a mais sensível do rosto) assume uma pigmentação mais escura, devido a um acúmulo de melanina, que podem ser acompanhadas de inchaço que são o resultado de má circulação sanguínea e linfática.

As olheiras têm origens diferentes. No entanto, existem também outros fatores, como má alimentação, má circulação, alergia, resfriado, sinusite, rinite, desidratação, fatores hormonais e até mesmo a genética. Mas, para tratá-las é importante saber a causa. 

A especialista em dermocosmetologia Domenique Ferreira, selecionou algumas soluções que ajudam a amenizar o efeito das olheiras por causa de noites mal dormidas. 

1. A máscara de pepino é um clássico, isso é porque ela realmente funciona. O pepino possui propriedades que melhoram a circulação. Você tem que colocar o pepino na geladeira, deixá-lo bem gelado, corte em fatias e aplique sobre toda a área. Espere cerca de 25 minutos e depois enxague com água fria.

2. As infusões também são muito boas nestes casos, uma vez que as propriedades das ervas são aplicadas diretamente nos olhos. A camomila é boa para as olheiras, porque é anti-inflamatória. Por outro lado, o chá preto é ideal, embora a cafeína não elimine por completo as olheiras, ao aplicar sob os olhos vai reduzir significativamente o inchaço e a coloração.

3. O morango também é um bom anti-inflamatório. Você pode fazer uma polpa com ele e colocá-lo no frigorífico e depois aplicá-lo na área das olheiras, o frio consegue drenar o excesso de líquido da região, diminuindo o inchaço. Este é um bom fruto para tratamentos de beleza.

Olheiras 

Elas podem ser causadas pela má circulação sanguínea, assim é conveniente usar tratamentos cosméticos que permitem estimular a circulação na área. Além disso, ao aplicar o creme para o contorno dos olhos você deve tocar suavemente a área com o dedo anelar para estimular a área e melhorar a sua aparência. Em alternativa, quando as olheiras são formadas por má circulação, aplicar compressas frias para a área por 5 minutos para acordar vai ajudar a diminuir as olheiras.

As mulheres com uma pele muito fina ao redor dos olhos também são propensas a olheiras mais perceptíveis. Nestes casos, a melhor maneira para eliminar as olheiras é aplicar um produto para a área dos olhos com o retinol, que vai aumentar produção de colágeno e também melhorar a qualidade da pele diminuindo as olheiras.

Se o problema for uma alergia, aumente a ingestão de alimentos com vitamina A e K para ajudá-lo a melhorar, claro que se o problema persistir nada melhor do que ir ao médico receber o tratamento adequado ao seu problema.


Pontos moeda