Saúde

Plástico filme é utilizado na prevenção contra a covid-19 e pode ser reciclado. Entenda!

Material difere de outros tipos de plástico comum e deve ser descartado em pontos específicos

Foto: Divulgação/Alpfilm

O plástico filme, material transparente e esticável, é normalmente usado para embalar e conservar alimentos, pois adere muito bem às superfícies e alguns deles oferecem, inclusive, proteção contra fungos e bactérias. Além disso, hoje este produto também está sendo utilizado para combater a pandemia de Covid-19 protegendo objetos diversos, como é o caso do Alpfilm Protect.

O produto, além de possuir a função de eliminar bactérias e fungos na parte externa do filme, não permitindo que penetrem na embalagem e entrem em contato com o alimento, recebeu certificação de eficiência contra o novo coronavírus, por meio de testes no laboratório QuasarBio, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Com esta barreira existente no produto, a possibilidade de transmissão da doença, a partir do contato com alimentos e embalagens, pode ser descartada.

Reciclagem

Mas, além da proteção e comodidade, assim como outros tipos de plásticos, o PVC, matéria prima empregada na fabricação do plástico filme, também pode ser totalmente reciclado depois de utilizado, podendo ser transformado em solados de sapato, tapetes, pisos, mangueiras e vários outros produtos.

No Brasil, predomina-se a reciclagem mecânica para recuperação dos materiais plásticos, inclusive do PVC. Nessa técnica — a mais popular de três ao todo — o produto é triturado por uma máquina e, após ser reprocessado, tem a vida útil aumentada e se transforma em um novo produto.

Também há outras formas de fazer o processo de reciclagem: energética, quando o material é transformado em combustível por meio da incineração, ou química, cujo material passa por processos que envolvem várias substâncias até voltar a ser matéria petroquímica base. Assim, é possível ser utilizado novamente na cadeia produtiva.

Embora seja viável, no país a reciclagem do PVC não ocorre de maneira abrangente, haja vista ser largamente empregado em aplicações de longo ciclo de vida, como tubos, janelas, pisos e recobrimento de fios e cabos. No entanto, novas políticas ambientais estão, pouco a pouco, mudando esta realidade: segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro do PVC, atualmente a taxa nacional de reciclagem pós-consumo é de 17% no país.

Mas onde fazer o descarte para a reciclagem?

Apesar de possuir propriedades que possibilitam sua reciclagem, o plástico filme não pode ser descartado junto a demais tipos de plásticos. De acordo com a Diretora de Comércio Exterior e Marketing, Alessandra Zambaldi, este tipo de descarte precisa ser direcionado para pontos de coleta específicos.

"Isso é muito importante porque o polímero do PVC se difere dos polímeros que compõem outros materiais plásticos. Por isso, sua reciclagem é feita de forma separada para garantir a efetividade do processo. Além disso, antes de encaminhar à reciclagem é fundamental higienizar todo o material com água corrente ou mesmo de reuso. Quando existem resíduos de alimentos no plástico, a reciclagem é dificultada porque geram contaminação e defeitos durante o reprocessamento, podendo até mesmo causar danos ao maquinário", explica.

Além disso, a diretora orienta que é importante lembrar que, no caso de utilização do material para fins que podem gerar contaminação - a área médica, por exemplo, é importante não descartá-lo em pontos de reciclagem comuns. "O ideal é seguir a legislação vigente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fazer o descarte no lixo apropriado e evitar possíveis danos às pessoas e ao meio ambiente", diz a especialista.

Para descartar corretamente, é possível encontrar o ponto de coleta mais próximo, clicando neste site e selecionar a categoria "filme plástico". Depois, basta digitar o CEP e escolher as opções de locais para realizar a reciclagem.

"O consumo e comportamento sustentáveis são fundamentais para proteger e manter os recursos naturais. Por isso, a responsabilidade ambiental e social deve estar presente não só no fim da utilização do produto, que é a reciclagem, mas também evitando o desperdício de material consumido. Além disso, o filme com a proteção bactericida aumenta a durabilidade dos alimentos permitindo que sejam consumidos por mais tempo já que não estragam tão rapidamente, evitando, assim, perdas desnecessárias", finaliza Alessandra.


Pontos moeda