Saúde

Tuberculose está entre as principais causas de mortes no mundo

Tosse constante por semanas pode constatar a doença e o tratamento é a melhor forma para evitar a transmissão

Foto: divulgação/freepik

Algumas doenças no Brasil ainda são motivo de preocupação, como a tuberculose. Mesmo com vacina e tratamento, diariamente são registrados 200 novos casos no país, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença é considerada grave e está entre as 10 causas de morte no cenário mundial, totalizando 10 milhões de casos por ano e mais de 1 milhão de óbitos.

“É uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode atingir outros órgãos. Sua transmissão é por meio aéreo, a partir da inalação de aerossóis das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse de pessoas contaminadas”, explica a pneumologista Jéssica Polese.

Os sintomas são febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço, fadiga e tosse seca. O tratamento dura cerca de seis meses, é gratuito e pode ser feito na rede pública de saúde.

“O paciente percebe a melhora dos sintomas já nas primeiras semanas, mas a cura só é garantida ao final do tratamento. Mas, ainda assim o abandono do tratamento acaba sendo um dos agravantes para a doença continuar causando mortes”, pondera a pneumologista. 

Pontos moeda