Saúde

Gratuito e à disposição no ES: Veja como agendar o teste de covid-19

Os capixabas podem fazer testes de covid mesmo sem apresentar sintomas, ou possuir uma recomendação médica. Basta procurar os pontos de testagem ou agendar o teste, no caso do RT-PCR

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Mufid Majnun / Unplash

Além das metas de cobertura vacinal, para alcançar o "risco muito baixo" no novo Mapa de Risco, cada um dos municípios que compõem as 10 microrregiões administrativas do Estado precisa oferecer pelo menos um ponto de livre testagem para a covid-19. 

O objetivo é que os capixabas possam fazer testes de covid mesmo sem apresentar sintomas, ou possuir uma recomendação médica. Basta procurar os pontos de testagem ou agendar o teste, no caso do RT-PCR. 

Testes RT-PCR são gratuitos e estão disponíveis para o capixaba. Veja como agendar

Foto: Reprodução/ Sesa

Os testes RT-PCR estão disponíveis de forma gratuita para todos os capixabas, em mais de 20 pontos do Espírito Santo. Para realizar o exame não é necessário. Basta realizar o agendamento no site.

Veja abaixo o passo a passo para que você possa agendar o teste para você ou para algum familiar:

1- Acessar o site

O primeiro passo é acessar a plataforma onde se realiza o agendamento. Basta digitar www.acessocidadao.es.gov.br e preencher as informações solicitadas, CPF e senha.

2- Criação de senha

Caso você não tenha ou esqueceu a senha, clique em "Esqueceu a sua senha?" e siga as orientações para criar uma nova

3- Acesso aos serviços

Assim que essas informações forem preenchidas, você será levado para uma nova página com o título "Serviços Públicos". É necessário procurar o ícone "SESA" (que fica no final da página) e clicar no botão "acessar".

4- Agendamento

Nesse momento você será redirecionado para a página do agendamento online. Aí é só clicar no botão "Agendar Atendimento", que fica no topo da página.

Em seguida, é importante fornecer os dados solicitados. Nome, CPF, e-mail e número do cartão SUS normalmente são campos de preenchimento automático. 

Nesse caso, basta preencher o campo "telefone" com o seu número de celular e clicar em "avançar".

5- Escolha do local e horário

No campo "Tipo de Atendimento", você precisa clicar em "EXAME COVID-19 (RT-PCR)". Já no "Tipo de Serviço", clique em "EXAME RT/PCR".

Aí é só escolher o melhor local para realizar o teste. No campo "Local de atendimento" há mais de 20 opções. 

Assim que você escolher o local, no campo "Informações sobre o Local de Atendimento" irá aparecer o endereço do ponto de coleta de exame escolhido.

Depois é necessário escolher uma data e horário entre os disponíveis e clicar em "Agendar".

6- Confirmação do agendamento

Na sua tela irá aparecer um aviso com todas as informações sobre o agendamento. Basta clicar em "sim" e comparecer no dia, local e horários solicitados.

7- Resultado

Para saber o resultado do exame - que costuma ficar pronto em até 24 horas, basta acessar o mesmo site e clicar no botão "Resultado RT/PCR".

Leia mais: RT-PCR ou teste de antígeno? Entenda como funcionam os testes contra covid-19

Pontos moeda