Saúde

Preciso de psicólogo? 5 sinais de que você deve fazer terapia

De desânimo à sentimento de insuficiência, psicóloga lista quais são os principais sinais de que você precisa procurar ajuda profissional. Confira!

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Freepik

Trabalho, família, contas, pandemia, saúde. São muitas as razões que podem causar quadros de estresse, depressão, compulsão e mudança de comportamento. Nesse cenário, é comum que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre quando é necessário buscar ajuda profissional. 

De acordo com a psicóloga Regiane Holz, alguns sinais podem servir como um sinal de alerta de que é a hora de começar a fazer terapia. Veja abaixo alguns desses sinais listados pela especialista:

1- Desânimo 

De acordo com Regiane, a falta de ânimo para fazer atividades simples do dia a dia podem sinalizar problemas.

"O indivíduo apresenta muito desânimo e dificuldade de realizar atividades simples do cotidiano, ou deixa de fazer coisas que antes eram motivo de prazer e felicidade para ele. Como por exemplo, encontrar os amigos, a família, viajar, fazer atividade física. Ele vai deixando de fazer essas coisas que antes tinham valor reforçador", disse.  

2- Fuga dos problemas 

A psicóloga ainda destacou que algumas pessoas usam "válvulas de escape" como a compulsão alimentar e o uso de substâncias como o cigarro e o álcool. 

"O indivíduo tenta fugir dos problemas cometendo alguns excessos. Esse comportamento indica que ele precisa se anestesiar de alguma forma para não sentir aquele sentimento negativo. Isso porque ele não tem repertório para lidar com aquele sentimento que ele está sentindo no momento. Esse também é um sinal de alerta de que o indivíduo precisa buscar terapia para lidar com esses problemas", afirmou. 

3- Trauma ou luto 

Regiane destacou que, apesar de fazer parte do cotidiano, muitas pessoas enfrentam dificuldades para lidar com perdas e traumas. Nesses casos, o acompanhamento profissional é fundamental. 

"Pela perda de um ente querido ou de um emprego, uma separação, um rompimento de um relacionamento. A maioria das pessoas consegue lidar de uma forma natural com esses eventos do cotidiano, mas quando esse luto ele perdura pro mais tempo e o indivíduo não consegue reestabelecer uma rotina é um sinal de que é preciso buscar ajuda profissional". 

4- Reações intensas

De acordo com a psicóloga, ter reações frequentes e intensas de raiva, tristeza, ansiedade e choro, são sinais de que algo está fora do eixo e de que há muito desequilíbrio psicológico. 

"Principalmente se esses sentimentos começarem a prejudicar o relacionamento com outros indivíduos. No trabalho, em casa, prejudicar as relações com o outro. Se o pessimismo e a tristeza foram repetidos e intensos, chega o momento de começar a fazer terapia para consegur lidar melhor com essas situações", disse.  

5- Insuficiência

Este, segundo a especialista, pode ser o sinal mais claro de que há necessidade de fazer terapia. Quando o próprio indivíduo percebe que precisa de ajuda. 

"Quando o indivíduo, ele mesmo tem a sensação de que não vai dar conta de chegar a uma solução sozinho. Então ele mesmo sente necessidade de buscar terapia para desenvolver o autoconhecimento e repertório para lidar com as próprias emoções", finalizou.

Leia também:

Psicóloga dá 7 dicas para manter a saúde mental em dia. Confira!

Quando procurar um psicólogo ou um psiquiatra? Entenda a diferença das especialidades


Pontos moeda